Santa Terezinha de Itaipu: Polícia Ambiental prende palmiteiros no Parque Nacional do Iguaçu
14/06/2018| Atualizado em: 14/06/2018 08:06 Santa Terezinha de Itaipu
Santa Terezinha de Itaipu: Polícia Ambiental prende palmiteiros no Parque Nacional do Iguaçu

Na tarde desta terça-feira, 13, a equipe "SELVA", pertencente à 5 ª CIA DE POLÍCIA AMBIENTAL FORÇA VERDE,  em patrulhamento a pé no interior do Parque Nacional do Iguaçu em Santa Terezinha do Itaipu, próximo a Torre de Santo Alberto, encontrou uma trilha.

Com cautela e silêncio se aproximou de uma quadrilha que extraía Palmito Jussara (árvore ameaçada em extinção, que demora 15 anos para crescer) da unidade de conservação.

Foi efetuada espera para observação, e, no momento oportuno, a equipe efetuou a abordagem na mata fechada, alguns empreenderam fuga, e dois foram presos por infringirem o artigo 38 A e 40 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98 (Causar dano a unidade de conservação).

 Os dois envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Foz do Iguaçu à fim de que os procedimentos cabíveis sejam adotados.

 Vale lembrar que os elementos presos são conhecidos do serviço reservado da Polícia Ambiental por já terem passagem, e, que esse palmito extraído do Parque Nacional do Iguaçu tinha o destino de ser industrializado e vendido sem nenhuma higiene a algumas lanchonetes. "Estabelecimentos que compram esse palmito ilegal também cometem o crime".

Denúncias à POLÍCIA AMBIENTAL devem ser feitas através dos números 181 e (45) 3527-2424.

Fonte: Polícia Ambiental.

 
MAIS NOTÍCIAS
APOIO