Manifestação no Paraguai impede caminhoneiros de atravessarem para o Brasil pelo porto de Santa Helena
03/12/2019 Fronteira
Cerca de 250 caminhões foram presos no trecho da balsa no lago Itaipu para atravessar para Santa Helena

Uma manifestação geral ocorre em Mbaracayú após o anúncio de que o asfalto da seção que leva a Puerto Indio não pode ser feito pela lei “chave na mão”, porque o Ministério das Finanças diz que não há recursos disponíveis para essa modalidade. Eles alegam que recorrerão a um empréstimo internacional para a execução da obra, estimado em U$ 70 milhões.

Os colonos fecharam a passagem de fronteira em protesto e não permitem que caminhões com grãos cruzem a balsa transportando ou carregando cargas. A medida de força é por tempo indeterminado e, nesta manhã, um grupo de pelo menos 50 pessoas deve se manifestar em frente ao Ministério das Finanças, em Assunção.

O vereador de Mbaracayú, Francisco Gayoso, lembrou que em novembro de 2018 eles mobilizaram uma mobilização porque foram prometidos que estudos técnicos seriam feitos para o trabalho e assim foi. “Na ocasião, resolvemos uma sala intermediária e agora retomamos a medida de força, porque o Ministério das Obras Públicas já tem condições e condições de licitação, é licitar e justificar, mas entendemos que a fonte de financiamento ”, explicou o prefeito.

Os moradores não entendem por que o governo quer mudar o sistema de financiamento da obra, se com a modalidade “chave na mão”, a empresa responsável pela obra percebe o serviço de acordo com a certificação realizada pela seção construída . Eles acreditam que um empréstimo internacional levará seu processo de aprovação por mais de um ano e não estão mais em condições de esperar.

“Não sabemos mais o que pensar. Tudo estava tão bem no caminho, conversamos com os frentistas, as medições técnicas foram feitas, o estudo de viabilidade, as especificações e condições, tudo foi para a licitação e agora eles saem com essa intenção. Definitivamente, não sabemos o que eles querem do governo central ”, disse o prefeito Edir Lermen.

SEM ATIVIDADE

Ontem, cerca de 250 caminhões foram presos no trecho da balsa no lago Itaipu para atravessar para Santa Helena, no Brasil. A medida da força será afiada hoje, tanto na parte norte do departamento como na capital do país.

Pelo menos 200 caminhões com soja, a cada semana, cruzam para o Brasil e nosso país importa insumos agrícolas para a produção de monoculturas. Atualmente, a balsa de bandeira brasileira move até 16 caminhões de eixo duplo, de uma fronteira para outra.

Em dias de chuva, eles ficam retidos e a atividade é paralisada e quando a seção está seca, a imensa poeira da terra vermelha é um risco para a visibilidade dos motoristas.

Na comunidade, astuto foi declarado para que todos acompanhem a mobilização e se concentrem na seção que leva a Puerto Indio.

Fonte: Costa Oeste News.

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS