ACIFI solicita flexibilização de regras para funcionamento do comércio em Foz.
28/02/2021 Foz do Iguaçu
Encontro com Chico Brasileiro também mobilizou representantes do Codefoz, Comtur e Codeleste, entre outras entidades.

Representantes do comércio, do turismo e da gastronomia reuniram-se com o prefeito Chico Brasileiro e secretários municipais para debater as recentes medidas restritivas adotadas na cidade.

O encontro foi realizado no sábado (27), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu.

Restrições – Seguindo o decreto estadual, a prefeitura determinou a suspensão do funcionamento de atividades não essenciais até 8 de março.

Assim, o comércio passa a funcionar apenas em sistema de delivery das 8h às 18h. Os atrativos turísticos, meios de hospedagem e transporte turístico podem funcionar com limitação de 30% de ocupação.

Acifi – O presidente da ACIFI, Faisal Ismail, pediu a flexibilização do decreto, conforme ocorrido em outras cidades do Paraná, com limitação da capacidade de atendimento dos estabelecimentos comerciais e com horários intercalados de funcionamento entre bairros, para que os impactos econômicos sejam minimizados.

“Para evitar agravar ainda mais a crise, solicitamos flexibilização para garantir o funcionamento mínimo das atividades comerciais e serviços”, disse Faisal Ismail.

Fronteira – O Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu, Mario Camargo, reforçou o pedido para funcionamento da economia e pediu também flexibilização referente ao controle do trânsito de veículos com placa paraguaia e ao tráfego fronteiriço de pessoas.

O decreto municipal prevê a exigência de apresentação de comprovante de teste negativo para covid-19, em exame RT-PCR, para estrangeiros ou brasileiros procedentes do Paraguai. O documento não é exigido dos motoristas de veículos de transporte de passageiros, porém os passageiros são obrigados a portá-lo.

A Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental de Ciudad del Este, Linda citou exemplos de pessoas que precisam vir diariamente para Foz para tratamento de saúde, entre outras demandas importantes do cotidiano da fronteira.

Gastronomia – Já o Conselho Municipal de Turismo e entidades do setor alertaram quanto ao impacto na rede gastronômica, duramente afetada desde o começo da pandemia. O Comtur reivindicou o funcionamento de restaurantes, churrascarias, pizzarias, lanchonetes e similares, com atendimento ao público até às 23 horas.

Prefeitura – Após ouvir os pedidos das lideranças brasileiras e paraguaias, o prefeito Chico Brasileiro disse que, durante o fim de semana, irá se reunir com lideranças e secretários municipais para discutir a situação.

O objetivo é buscar apoio para a ampliação do sistema assistencial do município, para que a partir disso seja possível flexibilizar o decreto municipal na próxima semana. Segundo Chico Brasileiro, essa ampliação é fundamental para evitar o colapso do sistema hospitalar.

Enquanto tramitam as mediações, as entidades presentes e o prefeito reforçaram o pedido para a sociedade manter o uso de máscara e o distanciamento social, bem como utilizar álcool gel.

Cris Loose Com informações da Acifi
Foto divulgação

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS