Hospital Madre de Dio sedia curso sobre Suporte Avançado de Vida Cardiovascular
16/09/2021 São Miguel do Iguaçu
O curso abordou desde medidas de suporte básico até o suporte avançado de vida.

O Hospital Madre de Dio (HMD), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em São Miguel do Iguaçu (PR), sediou, em parceria com a CUREM (Centro de Treinamento em Urgência e Emergência), o curso Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS), em português, Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (SAVC).

CLIQUE AQUI E SIGA O CANAL DO GUIA NO YOUTUBE

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP DO GUIA SÃO MIGUEL

O ACLS é um curso voltado para a capacitação de profissionais que vivenciam situações em que os pacientes apresentam parada cardiorrespiratória e emergências cardiovasculares, como arritmias, infarto agudo do miocárdio, além de acidente vascular cerebral. 

"A sistematização do atendimento médico a partir do suporte avançado em vida cardiológica e neurológica, chancelado pela Associação Americana do Coração (AHA), favorece o sucesso e bom prognóstico dos pacientes", comenta Alex Pereira Okamura, diretor Técnico do HMD. 

Realizado entre os dias 10 e 12 de setembro, o curso teve como base a atualização das diretrizes da AHA de 2020, que estabelece novos protocolos para ressuscitação cardiopulmonar e atendimento cardiovascular de emergência. O curso abordou desde medidas de suporte básico até o suporte avançado de vida. 

Para Okamura, organizador e participante do curso, esta foi uma importante oportunidade para atualização do conhecimento. 

"Pensando sempre na qualidade do atendimento, a diretoria Técnica, em conjunto com a CUREM e outros profissionais da unidade, como a anestesiologista Renata Bomfim, promoveram este curso de atualização médica. A necessidade desses conhecimentos é ainda maior diante de problemas crescentes, como é o caso do sedentarismo, obesidade, hipertensão e diabetes, que são alguns dos fatores que aumentam o risco de infarto do miocárdio na população brasileira", esclarece Alex. 

O diretor Técnico acrescenta que "essa realidade faz com que os profissionais tenham de estar ainda mais preparados para considerar o contexto de saúde do paciente de forma rápida e eficiente". 

Com conteúdo programático diverso, o curso teve como destaque os seguintes temas: 

• Reconhecimento e tratamento precoce de parada cardiorrespiratória;

• Reconhecimento e tratamento precoce de condições de iminência de parada cardíaca, como bradicardia sintomática e taquicardias;

• Manuseio de via aérea no contexto da PCR (paciente em parada cardiorrespiratória);

• Farmacologia relacionada;

• Manejo de Síndrome Coronariana Aguda e AVC (Acidente Vascular Cerebral);

• Comunicação eficiente no papel de membro e líder de um time de ressuscitação;

• Discussão sobre como o uso de um time de resposta rápida ou equipe de emergência médica pode melhorar a evolução dos pacientes. 

Para a médica anestesiologista Renata Gimenes Cardozo Bomfim, uma das organizadoras do curso, por seguir as diretrizes da AHA, além da capacitação teórica avançada, o foco esteve nas atividades práticas, realizada a partir de simulações em contextos reais. 

"Ao todo foram treinados 16 participantes, além de 4 enfermeiros e enfermeiras na condição de ouvintes. O curso contou com carga horária teórica e uma extensa atividade prática, realizada a partir de simulações reais, do cotidiano do profissional", afirma Renata.

Ao final, foi realizada uma avaliação e os participantes que obtiveram pontuação suficiente recebem certificação da CUREM e carteira internacional, com validade de 2 anos. 

"Com esta capacitação, o Madre de Dio está pronto, com profissionais qualificados e preparados para atuar no Suporte Avançado de Vida Cardiovascular ", finaliza Alex Okamura. 

O Hospital Madre de Dio é uma das mais avançadas unidades de saúde da região Oeste do Paraná, com capacidade operacional de cerca de 304 leitos, além de cinco salas cirúrgicas, pronto-socorro completo e departamento de imagem com oferta de exames de alta complexidade. A unidade está localizada na Av. Iguaçu, 261, no Centro de São Miguel do Iguaçu.

Assessoria - Foto: Pró-Saúde

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS