Paraguai isenta viajantes do Mercosul da apresentação de testes PCR
11/02/2022 Fronteira

O Paraguai adotou um novo protocolo sanitário para entrada no país, liberando viajantes paraguaios e estrangeiros vindos de países do Mercosul da apresentação do teste PCR negativo para a covid-19.

O chefe da Direção de Vigilância e Controle de Fronteiras, vinculado ao Ministério da Saúde, Dr. Francisco López, explicou que cada viajante deve preencher um formulário de declaração, a partir dos 12 anos, eletronicamente através da web da carteira de saúde no prazo de 24 horas antes para entrar em território paraguaio.

SIGA O GUIA SÃO MIGUEL NAS REDES SOCIAIS:
YOUTUBE    TELEGRAM   INSTAGRAM

CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS NO WHATSAPP

Paraguaios e estrangeiros residentes devem ter:
O Formulário de Declaração de Saúde do Viajante. Apresentar o teste Sars-CoV-2 antes de entrar no país, a partir dos 12 anos. O Teste de PCR com resultado negativo realizado em tempo não superior a 48 horas ou o Teste de Antígeno Sars-CoV-2 com resultado negativo 24 horas antes do embarque.

Viajantes da Argentina, Brasil, Uruguai e Bolívia estão isentos dessa exigência, exceto pessoas que apresentam sintomas da doença.

Quanto aos que foram vacinados contra a Covid-19 (a partir dos 18 anos), para entrar no país os viajantes devem completar duas semanas após receber a segunda dose e os que receberam uma dose em esquema de vacinação de dose única.

Para os estrangeiros residentes no país que não estejam vacinados ou com calendário incompleto, devem manter isolamento preventivo por 10 dias, realizar teste RT-PCR no 5º dia de isolamento.

Viajantes do Mercosul
Ao flexibilizar as medidas para os demais países do Mercosul, o Paraguai favorece que a Argentina também atualize seu protocolo para eliminar o teste de trânsito vecinal. “Como há uma circulação regional dele, os testes são medidas preventivas e, de acordo com isso, a Argentina atualiza seu protocolo para eliminar o teste de tráfego de bairro em um corredor seguro, como o Falcón. Só com o certificado de vacinação”, disse López.

Ele enfatizou que a população deve continuar cumprindo as medidas sanitárias, como o uso de máscara e a lavagem das mãos, essenciais para evitar a propagação da Covid-19. “O importante é não nos descuidarmos e manter as medidas que estamos tomando, está cientificamente comprovado que funcionaram. Isso deve continuar até que cientificamente nos digam que a pandemia acabou”, enfatizou.

Fonte: Rádio Cultura de Foz

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS