O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, está levando melhorias às polícias que atuam na região de fronteira, com a construção de novos quartéis para a PM e para o Corpo de Bombeiros, unidades penais e projetos para melhorar a estrutura da Polícia Civil e da Polícia Científica.
O secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, esteve em Guaíra nesta quarta-feira (16) para verificar o andamento dos projetos e fortalecer parcerias com os municípios lindeiros para novas iniciativas.
Ele ressalta que o ano de 2022 chegou com novidades para a PM da região. As construções da nova sede do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) em Marechal Cândido Rondon, e da 2ª Companhia do mesmo Batalhão em Guaíra, começaram e vão dar outra perspectiva operacional para a unidade. Os imóveis contarão com ambientes mais modernos e adequados à realidade da segurança pública para a atuação dos profissionais.
Em paralelo, as obras das Cadeias Públicas de Guaíra e de Foz do Iguaçu estão em fase final para entrega ainda no primeiro semestre deste ano, proporcionando mais condições de gestão do Departamento de Polícia Penal com relação à população carcerária.
Somente com o apoio da Itaipu Binacional, a Segurança Pública conta com mais de R$ 50 milhões em projetos, convênios e obras na Costa Oeste. Graças a essa parceria foi possível tirar do papel antigos projetos, como a construção da Companhia do BPFron em Guaíra.
Outros projetos, como reformas de delegacias, de unidades penais, da Base Naútica do Pelotão Cobra em Entre Rios do Oeste e a construção de uma nova sede da Polícia Científica em Guaíra, estão em fase de estudos e, alguns, em fase de homologação ou de contratação de serviços.
Fonte: Agência Estadual de Notícias