Segundo um comunicado do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia no facebook um fuzileiro teria sacrificado a propria vida para impedir a passagem de tanques russo na ponte rodoviária de Henichesk, na região sul de Kherson.
O fuzileiro teria se oferecido para sabotar a infraestrutura da ponte e quando descobriu que não teria tempo de sair e acionar os explosivos de forma remota, decidiu ficar e explodir a ponte manualmente.
Segundo seus companheiros, Vitaliy entrou em contato e disse que estava explodindo a ponte. Uma explosão foi ouvida imediatamente. "Nosso camarada morreu. Seu ato heróico retardou significativamente o avanço do inimigo, o que permitiu que a unidade redistribuísse e organizasse a defesa", disse o comunicado.
O fuzileiro ucraniano Vitaly Skakun é considerado um herói pelos jornais da Ucrânia. Segundo um jornal local, ele nasceu na região de Ternopil, estudou em Lviv e se formou em soldagem elétrica a gás.
O Comando de Fuzileiros Navais solicitará ao Alto Comando a concessão de um prêmio estadual ao marinheiro Vitaliy Skakun.