As informações que circularam nos jornais de ontem (01) é que a venda de fertilizantes de Belarus para o Brasil está suspensa devido ao bloqueio feito pela Lituania.
Segundo a embaixada de Belarus "Os fertilizantes bielorussos ocupam 20% do mercado no Brasil e que o fornecimento foi interrompido devido ao bloqueio na Lituania." disse a nota enviada a CNN.
A Lituânia proibiu o trânsito de fertilizantes de potássio bielorussos para o Brasil sob o pretexto de ameaça a segurança nacional da Lituânia, diz a nota
A interrupção das exportações pela Rússia e Belarus podem elevar o preço do produto, prejudicando a safra brasileira deste ano. Segundo informações da CNN, para evitar a escassez o governo brasileiro estaria discutindo aumentar a importação de paises como Canadá e Irã.
O Brasil é o maior importador mundial de fertilizantes, com cerca de 13% de todo o volume comprado pelo planeta.