Moradores da Comunidade Indígena recebem vacinação contra a gripe
27/04/2022 São Miguel do Iguaçu

Os moradores da Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekohá Ocoy de São Miguel do Iguaçu estão sendo vacinados contra a gripe. A ação é realizada por médicos e enfermeiros do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) do Ministério da Saúde, com o apoio dos Governos Municipal e Estadual.

SIGA O GUIA SÃO MIGUEL NAS REDES SOCIAIS:
YOUTUBE    TELEGRAM   INSTAGRAM
CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS NO WHATSAPP

A Tekohá Ocoy, que deverá ter 700 moradores vacinados, é a primeira Comunidade Indígena a receber a vacinação dentro do Distrito Interior Sul, que compreende 129 aldeias dos Estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Além da vacinação, são realizados testes rápidos, atendimentos odontológicos, coleta de preventivo, exame de retinografia, eletrocardiograma e Cnoga, que é um teste sanguíneo que avalia 16 parâmetros de saúde.

A vacinação coincide com a realização da 20ª Semana Cultural Indígena que acontece na comunidade. Para o enfermeiro e responsável técnico pelo trabalho, Eduardo Caceres de Oliveira, uma feliz coincidência. “Foram registrados muitos casos de Covid-19 nessa aldeia e através de uma ação conjunta conseguimos superar o problema e hoje estamos aqui para celebrar o resultado da imunização e iniciar a prevenção de outras doenças, que são uma constante”.

O Distrito Interior Sul conta com 42.518 indígenas e é o que apresenta o maior índice de vacinação do país. “Contamos com uma cobertura superior a 95% com esquema completo de imunização contra C    ovid e de 90% contra a gripe”, informou Oliveira.

Fonte: Assessoria

 
MAIS NOTÍCIAS
Coluna Cláudio Albano
    PARCEIROS