Dia D de vacinação contra Influenza e Sarampo movimentou as ESF’S de São Miguel
02/05/2022 São Miguel do Iguaçu

A equipe da secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu esteve mobilizada no último sábado, 30, na realização do ‘Dia D’ da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e também da 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra Sarampo.

SIGA O GUIA SÃO MIGUEL NAS REDES SOCIAIS:
YOUTUBE    TELEGRAM   INSTAGRAM
CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS NO WHATSAPP

As Estratégias Saúde da Família (ESF’s) Central, Gaúcha, Novo Mundo, Panorama e dos distritos da São Jorge, Santa Rosa do Ocoí e Aurora do Iguaçu estiveram movimentadas de pessoas em busca da vacina.

A senhora Amélia Moreira Dias levou o netinho João Vitor, de 4 anos, para se vacinar. Ela disse que a vacina é muito importante e sempre levou seus filhos e agora seus netos. “Elas previnem as doenças ruins”.

A mamãe Simone Tofanin levou a filha Bruna, de 3 aninhos, para ser vacinada. “Toda vez que tem a campanha eu trago ela para se vacinar. Não vacilo não. A vacina protege”.

Adriana Maria Locks é gestante e, além de levar a filha Vitória para a vacinação, pôde tomar a vacina da Influenza. “Precisamos nos proteger porque com a chegada do inverno e as mudanças de temperatura trazem doenças”.

Para a enfermeira Juliane Brunele a vacinação é de fundamental importância para prevenir doenças futuras. “As carteirinhas de vacinação das pessoas precisam estar em dia”. Ela faz um alerta de que, infelizmente, houve um relaxamento na busca pelas vacinas. “Nos últimos anos houve um foco grande na questão Covid e as demais vacinas foram esquecidas. Temos de rever isso”.

A secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti Queiroz, salientou que ficou comprovada a eficácia da vacinação. “As pessoas precisam entender que a vacina salva vidas e estar em dia com elas é fundamental”.

As campanhas de vacinação contra a Influenza e Sarampo continuam até o dia 03 de junho, com a imunização acontecendo nas ESF’s. Poderão ser vacinados:

Contra a Influeza:

Idosos com 60 anos ou mais

Trabalhadores da Saúde

Crianças (6 meses a menores de 5 anos)

Gestantes

Puérperas

Povos Indígenas

Professores

Comorbidades

Pessoas com deficiência permanente

Caminhoneiros

Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso

Trabalhadores Portuários

Forças de Segurança e Salvamento

Forças Armadas

Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade

População Privada de Liberdade e adolescentes e jovem em medidas socioeducativas.

Contra Sarampo:

Trabalhadores da Saúde

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos

Para ser vacinado será necessário apresentar a carteirinha de vacinação, cartão do SUS e RG.

Pessoas com comorbidades e deficiência precisam apresentar algum documento que comprove pertencer a algum grupo de risco (exames, receitas, relatório ou prescrição médica) e trabalhadores que se enquadram no público-alvo deverão apresentar cópia do holerite ou carteira de trabalho ou declaração comprovando que estão na ativa.

Assessoria

 
MAIS NOTÍCIAS
Coluna Cláudio Albano
    PARCEIROS