O SMITRANS e a Guarda Municipal de São Miguel estão realizando uma blitz educativa na Rua Farroupilha, no centro da cidade. Os motoristas que passam pelo local recebem um panfleto e orientações sobre a Campanha Maio Amarelo.
Segundo o diretor do SMITRANS Lucas Conti a intenção e conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de seguir as regras de trânsito para diminuir os acidentes causados em sua grande maioria, pela falta de atenção.
A blitz educativa faz referência ao Maio Amarelo que tem como objetivo realizar uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.
A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
"25% das mortes no trânsito são por falta de atenção" disse Lucas. "O maior causador de mortes entre 18 e 30 anos e o Trânsito". Concluiu.
O diretor ainda fala da importância dos pedestres e ciclistas também respeitarem a sinalização e as regras: "Todo mundo tem que se envolver nisso para tentar diminuir esses acidentes de trânsito" enfatizou Lucas.
A campanha traz como tema "Maio Amarelo. Atenção pela vida" e salienta no panfleto de divulgação que o cinto de segurança salva vidas, fazendo um apelo para que todos utilizem.
A ação deve se manter semanalmente durante o mês de maio e o Órgão Executivo de Trânsito de São Miguel do Iguaçu (SMITRANS) deve também, realizar palestras nas escolas municipais.
Cláudio Albano
Redação Guia São Miguel.