Morador encontra escorpião dentro de casa no centro de São Miguel do Iguaçu
16/05/2022 São Miguel do Iguaçu

Um morador de São Miguel do Iguaçu entrou em contato com a redação do Guia São Miguel para relatar que encontrou um escorpião dentro de sua residência na Rua Rio Grande do Sul no centro da cidade.

SIGA O GUIA SÃO MIGUEL NAS REDES SOCIAIS:
YOUTUBE    TELEGRAM   INSTAGRAM
CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS NO WHATSAPP

O morador disse que o escorpião estava em um canto da sala e que conseguiu prender o animal. 

Em contato com a Vigilância Sanitária na manhã desta segunda (16) conversamos com a Dr.ª Débora Andreolla Lazzari que atua como Médica Veterinária da Vigilância e segundo ela o escorpião encontrado pelo morador é da especie Tityus serrulatus ou escorpião amarelo, a mais encontrada no município.

Essa especie pode atingir até 7cm de comprimento e só existem fêmeas que se reproduzem por partenogênese. São adaptadas ao ambiente urbano, proliferando em torno de habitações humanas. Seu veneno é altamente tóxico podendo levar a casos fatais.

A Dr.ª Débora nos disse que a incidência de escorpiões em São Miguel do Iguaçu é muita alta, uma das mais altas da micro região e que já foram registrados três casos de acidentes este ano no município.

O que fazer

Caso encontre um escorpião em sua casa ou terreno o cidadão deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone (45) 3565 8146 e comunicar o caso. A equipe da vigilância visita o local e faz o mapeamento das áreas onde o animal está sendo encontrado para fazer a contenção.

Prevenção

A Vigilância de São Miguel do Iguaçu disponibiliza uma cartilha aos moradores com as medidas de prevenção contra o escorpião. Entre as princípais medidas está manter limpos os quintais e jardins, acondicionar lixo domicilar em sacos plásticos e limpar terrenos baldios.

Em caso de acidente

Na cartilha ainda mostra que em caso de acidente deve-se limpar o local com água e sabão, aplicar compressa morna e procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Se possível capturar o animal e leva-lo ao serviço de saúde.

Redação: Guia São Miguel

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS