Chuva congelada é registrada em General Carneiro e Palmas, no sul do Paraná
18/05/2022 Paraná

Um fenômeno chamado de "chuva congelada" foi registrado no início da tarde desta terça-feira (17) em General Carneiro e Palmas, no sul do estado. Assista ao vídeo clicando aqui.

SIGA O GUIA SÃO MIGUEL NAS REDES SOCIAIS:
YOUTUBE    TELEGRAM   INSTAGRAM
CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS NO WHATSAPP

Um vídeo gravado por Mara Bojarski, que mora em uma fazenda em General Carneiro, mostrou o momento que o fenômeno aconteceu, por volta de 14h. Ela contou que vê chuvas congeladas todos os anos, nas épocas mais frias. Mas destacou que, com a intensidade desta terça-feira, foi a primeira vez que ela conseguiu presenciar.

Em Palmas, no distrito de Horizonte, o morador Maurício Tamanho também conseguiu ver e gravar pequenos flocos brancos acumulados em um casaco sobre um carro.

Chuva congelada x neve

Conforme o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) Lisandro Jacobsen, a chuva congelada é um estágio anterior da precipitação de neve. Entre os dois fenômenos, uma das diferenças mais marcantes é a espessura dos flocos congelados.

Sobre o fenômeno em General Carneiro, o Simepar disse que houve registro de chuva leve em alguns momentos da tarde, o que facilita a formação da chuva congelada. O sistema informou, também, que em situações como essa, flocos de neve podem se misturar na precipitação.

"A chuva congelada, vamos botar um exemplo prático: se tu tiveres dentro do carro, ela vai quicar na hora que bate no para-brisa, como se fosse uma bolinha bem pequenininha, uma gota de chuva que vira uma pedrinha de gelo [...] Já o floco de neve, como ele não é tão espeço, ele vem e o vento consegue até tocar ele, mudar de direção, mas ele vem e fica grudado no para-brisa, mas não quica," explica o meteorologista.

Ele comenta que o fenômeno ocorre quando são registradas baixas temperaturas e muita umidade no ar. Ao caírem das nuvens, as gotas congelam ao terem contato com a atmosfera fria.

"A precipitação é de bastante frio e nestes casos na chuva congelada, ela (água) congela durante o trajeto da nuvem até o solo. Ela se congela porque a atmosfera está muito gelada", finaliza Lisandro.

Às 16h desta terça-feira (17) a estação do Inmet na cidade registrou temperatura média de 3,5º.

Fonte: Correio do Lago/G1

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS