750 metros de tapete celebram o Corpus Christi em São Miguel do Iguaçu
16/06/2022 São Miguel do Iguaçu

Na manhã desta quinta (16) a comunidade católica de São Miguel do Iguaçu acordou cedo para a confecção do tradicional tapete para a celebração de Corpus Christi.

SIGA O GUIA SÃO MIGUEL NAS REDES SOCIAIS:
YOUTUBE    TELEGRAM   INSTAGRAM
CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS NO WHATSAPP

Vários movimentos da Igreja e comunidades da cidade participaram da confecção que atingiu 750 metros de trajeto a ser percorrido pelos fieis durante a celebração.

Muita alegria e a participação da comunidade marcaram o dia de hoje. O Padre Leonardo, Pároco da Igreja Matriz acompanhou de perto os trabalhos da manhã e se mostrou muito satisfeito e feliz com o resultado.

Ao longo do trajeto desenhos, que em sua maioria celebram o Corpo e o Sangue de Cristo mas também pedem paz no mundo e agradecem graças que foram recebidas, são feitos com amor e carinho.

Veja a galeria de fotos abaixo ou clique aqui para visualizar.

CORPUS CHRISTI

Corpus Christi, em latim, significa "corpo de Cristo". Trata-se de uma festa móvel católica que celebra o milagre da transubstanciação. Para o catolicismo, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue. A festa era uma das mais pomposas procissões católicas em Portugal e foi trazida para o Brasil pelos colonizadores.

A Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo ou Corpus Christi ou Corpus Domini (expressão latina que significa Corpo de Cristo ou Corpo do Senhor) é uma comemoração litúrgica da igreja que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Para os católicos, a procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944), que determina ao bispo diocesano que a providencie para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

ORIGEM

A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 8 de setembro de 1264. Na época, chegou ao Papa a informação de que a freira Juliana de Mont Cornillon da diocese de Liège, na Bélgica, recebia visões de Jesus lhe pedindo uma festa litúrgica anual em honra a Sagrada Eucaristia.

Cláudio Albano
Redação Guia São Miguel

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS