A Renault do Brasil vai investir R$ 2 bilhões em sua fábrica em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Nesta quinta-feira (30), José Vicente de Los Mozos, e executivos da multinacional confirmaram a instalação de uma nova plataforma, a CMF-B, e a produção de um SUV e de um motor 1.0 turbo, que tinham sido anunciados em março.
“O Estado do Paraná é a nossa casa no Brasil. Investimos continuamente desde 1996, quando iniciamos a construção da nova fábrica”, afirmou Los Mozos. “Estamos felizes em anunciar este investimento de R$ 2 bilhões na nova plataforma. Para nós, é importante ter um Governo que estimula o crescimento e inovações”.
CICLO DE INVESTIMENTO – O anúncio de R$ 2 bilhões vem após o último ciclo de investimento de R$ 1,1 bilhão, iniciados em março de 2021, feito na fábrica paranaense. Naquele momento, a modernização era destinada ao lançamento dos veículos Zoe E-Tech 100% elétrico e do novo Captur. Também incluía a linha 2023 dos modelos Kwid, Master, Duster e Oroch, além da pré-venda do Kwid E-Tech 100% elétrico, com entrega prevista para agosto deste ano.
O presidente da Renault América Latina, Luiz Fernando Pedrucci, explicou que os veículos fabricados no Paraná atendem o mercado brasileiro e também são exportados para outros países da América Latina e para a África do Sul. “São José dos Pinhais é o coração da Renault na América Latina. A empresa tem uma estratégia muito clara e definida para seu desenvolvimento e um plano ambicioso de crescimento que passam por aqui”, ressaltou.
A plataforma CMF-B permite a chegada de novos produtos no futuro, além da eventual produção de modelos híbridos e elétricos. “Estamos trazendo para o Brasil o que há de mais moderno dentro do grupo Renault. É uma plataforma moderna que permite uma eletrificação no futuro, com a introdução de motores híbridos”, acrescentou Predrucci.
EMPRESA – Produzindo no País há 23 anos, a Renault do Brasil conta com quatro fábricas no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais: a de veículos de passeio (CVP), a de comerciais leves (CVU), a de motores (CMO), além da fábrica de injeção de alumínio (CIA).
A montadora oferece uma gama completa veículos, como o Kwid, Sandero, Stepway, Logan, Duster, Captur, Oroch e Master, além de veículos 100% elétricos: Kwid E-Tech e Zoe E-Tech. Entre as inovações oferecidas pela multinacional de origem francesa está a venda de produtos 100% on-line, entre outras soluções para facilitar a vida dos clientes.
Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com vários projetos de compartilhamento de veículos. Desenvolve, ainda, soluções de geração de energia limpa com parceiros, como projeto de Fernando de Noronha, onde foi construída uma garagem fotovoltaica que abastece os mais de 45 veículos elétricos que rodam na ilha.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no País, colabora com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 830 mil pessoas ao longo dos seus 11 anos, atuando nos eixos de Inclusão e Segurança.
Fonte: AEN/Foto:Albari Rosa