O enfermeiro e professor da área da Saúde da Uniguaçu e Senac Medianeira, Gerson André Makus foi selecionado para participar como enfermeiro voluntário em uma ação na área da saúde no campo de refugiados sírios nos Oriente Médio.
Nesse campo de refugiados existem aproximadamente 80.000 pessoas conforme os dados da ACNUR, órgão da ONU que cuida da questão dos refugiados e um dos maiores do mundo. Estes refugiados saem do seu país por diversos motivos, por perseguição política ou religiosa, fome entre outros, na maioria das vezes somente com as malas de roupas ou apenas a roupa do corpo, e acabam cruzando as fronteiras dos países vizinhos onde são acolhidos.
Nesse lugar, que fica numa região deserta, as pessoas sobrevivem com o básico apenas, sem saneamento, recebem água com caminhões pipa e o alimento é racionado. O acesso a saúde se dá através da Cruz Vermelha e também pelo Médico sem Fronteiras.
O enfermeiro embarcará no dia 17 de setembro com distinto ao Oriente Médio e ficará no campo por um período de 15 días prestando assistência na área da saúde junto a uma equipe multiprofissional.
O enfermeiro que ja participou em três ações Humanitárias na África afirma: "É uma honra muito grande participar dessa ação que já antes da pandemia estava no meu coração, agora ser selecionado para ir e servir aos refugiados me enche de alegria e satisfação, porque meu coração é movido pelo voluntariado, na verdade a gente recebe mais do que dá, aprendo a ser mais grato com tudo que tenho aqui no Brasil, pois existem lugares tanto no exterior como aquí no nosso Brasil, em que pessoas estão totalmente vulneráveis e muitas vezes esquecidas pela sociedade. Ser voluntário é doar seu tempo em prol dos mais necessitados e isso não tem preço que pague. Eu amo o que faço, amo a enfermagem e quero através dela servir ao próximo".
Cabe ressaltar que o voluntário arca com todas as despesas de viagem e estadia que é bastante elevado.
Se você deseja conhecer mais sobre o enfermeiro ou deseja saber como contribuir e ser parceiro entre em contato pelo WhatsApp (45) 98803-5532 ou siga nas redes socias.
No Facebook: Gerson André Makus, no Instagram @enf.gersonandre
Fonte: Guia Medianeira