Muito mais que ser um exemplo de ensino, é formar profissionais com a mesma missão. E quando se trata do assunto, a Faculdade UNIGUAÇU cumpre com muita excelência e é visto no curso de Pedagogia da instituição.
Por mais que o curso seja conhecido pelo trabalho ser dentro de uma sala de aula, a estrutura que a Faculdade UNIGUAÇU proporciona aos acadêmicos vai muito além, contando com: Salas de aulas amplas; Laboratório pedagógico, com materiais para uso nas práticas; Biblioteca com acervo digital e físico, com obras atualizadas na área; Salas de metodologias ativa; Laboratório de Informática; Brinquedoteca em implantação; Laboratórios de Enfermagem e Anatomia para trabalho interdisciplinar com o curso de enfermagem e um ginásio esportivo.
Tudo para que os futuros pedagogos saiam da faculdade com muita experiência. Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade UNIGUAÇU, Drª Francielle de Camargo Ghellere, os acadêmicos estão engajados com o dia a dia da profissão desde o início do curso, em diversos segmentos, e isso é um diferencial do curso na instituição. “Inserção do acadêmico nas práticas pedagógicas em instituições de ensino desde o primeiro período do curso; Formação para atuar em espaços não formais da educação (ou espaços não escolares), onde se faz necessário à atuação do pedagogo como, por exemplo: hospitais, empresas, sistemas prisionais, Organizações Não Governamentais (ONGs) e museus”. Sem falar do excelente corpo docente formado por professores qualificados com atuação na Educação Básica, especialistas, mestres e doutores, claro.
Além disso, projetos e pesquisas também não faltam durante a graduação, pois é uma maneira de colocarem o ensino teórico na prática. “Associação da teoria e prática na formação do profissional; Formação que contempla aula teórica alinhada à prática e participação em palestras, cursos, seminários, pesquisa e extensão; Realização de estágios presenciais, em diferentes áreas de formação e atuação do professor pedagogo, tais como: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Gestão Escolar e Formação de Docentes; Estímulo à participação em projetos de extensão e de pesquisa, com a orientação dos docentes do curso”, afirma a coordenadora.
Áreas de atuação
Mas afinal, o profissional de Pedagogia só pode ser professor? Não, seguir a carreira da docência é apenas uma das várias áreas de atuação do/a Pedagogo/a, que são:
Educação infantil. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação de Jovens e Adultos. Formação de Docentes. Educação do campo. Educação indígena .Sistemas prisionais. Quilombola. Educação Especial. Outros.
Ser diretor de uma instituição de ensino ou atuar como coordenador pedagógico. É muito comum que pedagogos ocupem cargos de gestão escolar, como a diretoria e a coordenação.
Editores de livros didáticos.
Desenvolver novos métodos de ensino e projetos, além de coordenar o trabalho de outros professores.
Trabalhar dentro de empresas em conjunto com o departamento de Recursos Humanos.
Atendimento às crianças que precisam ficar por longos períodos internadas em hospitais para tratamento médico.
Acompanhamento pedagógico ao aluno, visando o seu pleno desenvolvimento como estudante e como cidadão.
Controle de determinada qualidade do que está sendo produzido na educação, do ponto de vista intencional e operacional.
Desenvolvimento de novas tecnologias para facilitar o processo de ensino e aprendizagem
Orientação às crianças e jovens no entendimento e resolução dos problemas que afetam o aprendizado.
Seguir seus estudos em nível de mestrado e doutorado, o que o habilita a dar aulas em instituições de ensino superior.
Desenvolvimento de determinados brinquedos educativos a fim de atingir uma faixa etária específica.
Atuação na promoção de questões sociais, tais como, a defesa dos direitos das crianças e melhores condições de moradia, lazer e educação.
Empregabilidade
Assim como com outros cursos, os acadêmicos de Pedagogia da Faculdade UNIGUAÇU são bastante procurados pelo mercado de trabalho. “Temos muita procura dos acadêmicos do curso, por Instituições de ensino para atuar na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, diz Drª Francielle.
Além disso, todos os municípios, estados e federação do Brasil realizaram concurso público para a contratação de professores. Ainda assim, o profissional pode optar por trabalhar em rede privada ou pública.
A coordenadora reforça que: “A Faculdade UNIGUAÇU acompanha os egressos e pode afirmar que a maioria trabalha na área”. Isso pela diversa possibilidade para os profissionais de pedagogia.
“Além da docência, o pedagogo pode atuar no meio corporativo e áreas com forte impacto social. A pedagogia permite ao profissional transformar as vidas das pessoas, visto que é a prática de ensinar e orientar os sujeitos em diversos estágios da vida, desde seus primeiros anos de vida até a fase adulta e, muitas vezes, também na terceira idade”, comenta a Drª Francielle.
A profissão do ensino
Como dito pela coordenadora, a pedagogia é a prática de ensinar a qualquer fase da vida. Mas muito além disso, a profissão permite o próprio aprendizado todos os dias. “Desenvolvimento de habilidades valorizadas no mercado de trabalho, tais como trabalho em grupo, autonomia, organização, disciplina, proatividade, flexibilidade, conhecimento teórico sobre o desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem”, concorda Drª Francielle.
Já pensou em aprender para ensinar? Se sim, o curso de Pedagogia da Faculdade UNIGUAÇU é perfeito para você, é para fazer sem se arrepender. Aproveite que as inscrições para o Vestibular 2023 estão abertas e ingresse no universo da Faculdade UNIGUAÇU.
Fonte: Assessoria