Com nova explosões de casos covid volta a assombrar o mundo
21/11/2022 São Miguel do Iguaçu

Há aproximadamente um ano atrás a pandemia de Covid parecia dar uma trégua trazendo a sensação da volta da normalidade no mundo. As pessoas criaram expectativas e planos para festejar o final do ano e o fim de um pesadelo, porém uma nova variante aumentou os casos e frustrou o mundo. Se tratava da ômicron, que tinha maior poder de transmissão porém menos letal do que as variantes anteriores.

SIGA O GUIA SÃO MIGUEL NAS REDES SOCIAIS:
YOUTUBE    TELEGRAM   INSTAGRAM
CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS NO WHATSAPP

É exatamente essa variante a responsável por essa nova escalada da doença pelo mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Jornal de Brasilia, neste domingo (20) a China anunciou a primeira morte por covid depois de seis meses. Mais de 26.000 casos foram identificados no dia no país. Logo em seguida mais duas mortes foram registradas por complicações da doença. No Japão, que não registrava alta desde setembro, neste mês vê o indice oscilar entre 30.000 e 80.000 registros diários 

No Brasil, segundo a CNN, até no sábado (19), o pais teve aumento de  262,2% dos casos em duas semanas. Do dia 13 até este sábado foram contabilizados mais de 95.000 casos e entre o dia 30 de outubro e 5 de novembro foram mais de 26.000 casos. na semana de 6 a 12 de novembro foram mais de 61.000 casos. 

No Paraná a reportagem do Bem Paraná diz que em duas semanas a média móvel de casos de Covid-19 no Estado cresceu mais de 500%. Ainda segundo a Sesa, a média móvel de sete dias de casos e mortes no Paraná apresenta uma tendência de alta, com especial destaque para a explosão na quantidade de diagnósticos.

Em São Miguel do Iguaçu, depois de vários dias sem casos confirmados, segundo o boletim do dia 16/11 publicado pela secretaria de saúde, a cidade apresentava dois casos ativos. Em alguns locais, como em postos de saúde e pronto atendimento os atendentes recomendam o uso de máscara para os usuários. A preocupação é que os casos voltem a subir também na cidade.

Embora esse novo surto pelo mundo traga a mente a angustia daqueles primeiros dias de pandemia uma reportagem da Veja diz que aqueles dias dificilmente vão voltar, mas é preciso entender que o vírus está aí e a realidade exige mudanças de comportamento.

As autoridades precisam acompanhar com seriedade e cautela, tomando as medidas que forem necessárias para o bem da população mundial. Vale salientar que, ao menos por enquanto, nenhuma das variantes da ômicron entrou no radar de alerta da OMS.

Cláudio Albano/Guia São Miguel
Foto: Vacinação em São Miguel do Iguaçu/PR em Julho de 2021

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS