Na tarde deste último domingo por volta das 17h o bombeiro, Cabo André Luiz Kaziendo Sallet, salvou a vida de um rapaz que estava se afogando no Lago de Itaipu.
Segundo informado pela corporação o Cabo André estava pescando quando ouviu os pedidos de socorro da mãe do rapaz. O Cabo mergulhou no lago, nadou e resgatou o rapaz que estava em grau 6 de afogamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em terra ele realizou os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar com a ajuda de outros populares, trazendo o jovem de volta à vida. Os socorristas do SIATE finalizaram o atendimento encaminhando a vítima para o Hospital Municipal.
O 9º Grupamento divulgou uma nota em homenagem ao Cabo André. Confira na íntegra abaixo:
UM BOMBEIRO E UM DESTINO
Nem todo salvamento tem registro em imagem, pois muitas situações de perigo se manifestam quando menos se espera. Não há lugar específico ou situações concretas, mas há fatos impensáveis que podem mudar os rumos de uma vida.
Neste último domingo (15), por volta das 17h, o Cb. André Luiz Kazienko Sallet estava de folga no lago de Itaipu, quando a tranquilidade de sua pescaria foi quebrada por gritos de socorro e desespero. Uma mãe buscava o filho que havia desaparecido, afogado nas águas de um ponto remoto do lago de Itaipu.
Na angústia e desolada, essa mãe não poderia imaginar que justo ali, naquele lugar isolado do sétimo maior lago do Brasil, com 1.350 km² de área, estaria um bombeiro que ressignificaria mais que a sensação de sorte: ele colocaria em prática o profissionalismo e a competência que o bombeiro militar leva consigo 24 horas por dia.
O Cabo André, numa análise rápida da situação, mergulhou no lago, nadou e resgatou o rapaz que estava submerso havia já alguns minutos, em grau 6 de afogamento, em parada cardiorrespiratória. Já em terra, o bombeiro iniciou o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar com a ajuda de outros populares, trazendo o jovem de volta à vida.
O atendimento final foi realizado pelos socorristas do SIATE, que caminharam por 3 km em mata fechada, para chegar e sair do local, entregando a vítima estável no Hospital Municipal.
Era pra ser mais uma notícia triste.
Era pra ser mais um número de estatística.
Era pra ser mais uma mãe chorando.
Era! Mas ali estava um bombeiro que inverteu o destino de um jovem e fez uma família transformar o lamento em lágrimas de felicidade.
O Comando do 9ºGB parabeniza o Cabo André Luiz Kazienko Sallet que, da maneira mais audaz, representou o lema da Corporação: “Por uma vida, todo sacrifício é dever!"