O município de São Miguel do Iguaçu sediou na tarde de segunda-feira, 13, a primeira reunião do grupo gestor da Rede de Cooperação do Artesanato da região lindeira ao lago de Itaipu, que conta com a participação de representantes de 16 municípios. O encontro foi realizado na Escola do Trabalho João Manoel Scheffer e contou com apoio do Governo Municipal, por intermédio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.
A reunião tratou sobre o projeto que está sendo desenvolvido em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur); apresentação de proposta da D´Ângeli, responsável pelo Festival de Turismo das Cataratas; sensibilização dos artesãos para o primeiro semestre; Feira de Artesanato e 2º encontro da Rede para o segundo semestre, além de ações prioritárias para 2023.
A diretora do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler, contou que o projeto em parceria entre o conselho e a Adetur visa desenvolver ecobags (bolsas ecológicas) e outros souvenirs (recordações), a partir de retalhos rejeitados em fábricas de vestuário da região. “As bolsas serão distribuídas nas feiras e eventos da Adetur”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Também há a possibilidade de venda de souvenirs através do site da Adetur e dos empreendimentos associados. O valor arrecado pode ser agregado ao fundo de turismo regional para proporcionar mais ações culturais, sustentáveis e de desenvolvimento do turismo.
O empresário do ramo de Turismo e coordenador do Festival de Turismo das Cataratas, Paulo Angeli, gostou dos projetos do artesanato regional que podem ser levados ao evento. “Tenho interesse em investir no artesanato regional e auxiliar na divulgação do mesmo através da Feira de Turismo. Temos, entre eles, o artesanato indígena que chama muito a atenção”, completou. O Festival de Turismo das Cataratas vai acontecer nos dias 31/05, 01 e 02/06 no Hotel Rafain, em Foz do Iguaçu.
A assessora técnica e coordenadora de Atividades da Adetur, Sara Fernanda de Moraes, contou que está auxiliando na promoção da cultura da região. “Buscamos incentivar e sensibilizar os artesãos quanto à importância do turismo regional e como eles se incluem nesse processo”, destacou.
Segundo a diretora de Cultura de São Miguel do Iguaçu e uma das coordenadoras do grupo gestor, Marlei Scussel Farias, foi um dia importante para o artesanato regional e uma honra para o município sediar esse primeiro encontro. “Essa Rede iniciou há mais de um ano com bons resultados e boas perspectivas pela frente”.
O município de São Miguel tem 60 artesãos cadastrados na rede. “Temos ainda muitos ‘escondidos’ que podem fazer parte para divulgar o seu trabalho”, informou Marlei.
A reunião também serviu para discutir sobre o II Encontro Regional de Artesãos, que está previamente agendado para o mês de agosto de 2023.
A partir de agora as ações devem ser colocadas em prática para alinhar e executar as atividades e iniciativas em prol do setor na região lindeira.
Fonte: Assessoria