Ensino alinhado à prática: acadêmicos de Direito da Faculdade UNIGUAÇU acompanham Tribunal do Júri
15/03/2023 São Miguel do Iguaçu

Integrar conceitos estudados dentro de sala de aula com atividades práticas é um exercício constante dos professores da Faculdade UNIGUAÇU. No caso do curso de Direito existem várias ações que são realizadas com foco no desenvolvimento do aluno, assim como a atividade pautada pelo professor Dr. Wilson André Neres.

SIGA O GUIA SÃO MIGUEL NAS REDES SOCIAIS:
YOUTUBE    TELEGRAM   INSTAGRAM
CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS NO WHATSAPP

No Brasil, o Tribunal do Júri é o procedimento mais solene dentro do processo penal, repleto de requisitos e formalidades. O júri é composto por um juiz togado e 25 pessoas do povo dentre as quais são sorteados 7 jurados que irão integrar o Conselho de Sentença. Logo, os jurados votam os quesitos apreciando a demanda, ao passo que o juiz presente elabora a sentença vinculado aos quesitos e ao texto da lei.

No dia 09 de Março, aproximadamente 50 acadêmicos de todos os períodos do curso participaram do júri realizado na comarca de Foz do Iguaçu. O discente Thiago Enebelo do quinto período, já tinha participado desse tipo de atividade promovida pela faculdade e destacou a importância desses momentos, “não é só aula e teoria, ali nós vemos na prática o que realmente importa na vida do acadêmico e como isso irá refletir na nossa vida profissional.” A aluna Larissa Medeiros Alamini completou pontuando a relevância dessa experiência única, e enfatizou que mesmo estando no primeiro período o momento foi essencial para firmar a carreira que pretende seguir depois de formada.

Enfrentar um Tribunal do Júri exige muita responsabilidade dos envolvidos porque o que está em questão é a vida de uma pessoa. O acadêmico Richard Kelvin Follmann do sétimo período enfatizou alguns aspectos técnicos que chamaram sua atenção e afirmou que o júri teve um impacto significativo na sua vida. “O conceito de verdadeira justiça não tem como ser aplicado e isso faz você observar o mundo de uma maneira diferente. O professor Wilson fez o que todo advogado precisa fazer, ele se absteve, tirou todo o preconceito que tinha sob o réu e aplicou o direito como ele tem que ser. Esse sem dúvidas foi o maior ensinamento”, concluiu o aluno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o professor Dr. Wilson esse contato prático otimiza o ensino e melhora o rendimento acadêmico. A aluna do terceiro período, Eduarda Kestring Peron, confirma isso ao mencionar que durante o Tribunal do Júri foi possível visualizar conteúdos que foram explicados em sala de aula na semana anterior. “É fascinante, são nessas atividades que é possível visualizar que Direito é realmente o que eu quero para minha vida”, comenta a estudante.

Por fim, o acadêmico do curso e estagiário do Núcleo de Práticas Jurídicas da faculdade, Adriano Siviero, destacou sua experiência, “acompanhar o tribunal do Júri foi muito gratificante. Por mais que eu já tenha assistido vários júris, auxiliar o professor na bancada dos advogados e vivenciar essa experiência foi magnífico e produtivo. Sem dúvidas para nós acadêmicos do curso de Direito, ver a realidade no âmbito jurídico agrega muito.

Atividades como essas são frequentes dentro da instituição e fazem toda a diferença. O professor Dr. Wilson que é conhecido em toda região pelo seu trabalho impecável, finalizou demonstrando seu entusiasmo em participar deste julgamento com a presença dos alunos, “esse júri me deu ao mesmo tempo a possibilidade de fazer aquilo que eu mais gosto: advogar e dar aula simultaneamente. Então isso é sem dúvidas uma experiência única.”

E assim, o curso de Direito da Faculdade UNIGUAÇU segue elevando seu nível e se destacando na região pelo excelente corpo docente com foco na formação de acadêmicos com uma vasta experiência da prática profissional, plenamente preparados para o exercício da advocacia.

Fonte: Assessoria

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS