Vários vídeos que circulam nas redes sociais nessa última semana mostram onças-pintadas que possivelmente teriam sido vistas em municípios da região, especialmente no interior de São Miguel do Iguaçu (Aurora do Iguaçu, Linha Castelo Branco, São Brás, São Jorge).
O Projeto Onças do Iguaçu pede para que, ao receber um vídeo como esse, não compartilhe antes de ter certeza que ele foi realmente feito na região. Muitas vezes são vídeos feitos no Pantanal ou outros locais. Para checar a informação, podem entrar em contato com o Projeto Onças do Iguaçu pelo telefone (45) 9 9809-7698.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na última semana foram algumas notícias falsas sobre onças espalhadas inclusive alertando ciclistas que costumam andar pela região. As Fake News sobre onças assustam as pessoas e colocam em perigo o animal, sem necessidade.
O Projeto Onças do Iguaçu destaca que nunca houve um ataque de onça a ciclistas na região. Segundo o projeto há, inclusive, relatos de ciclistas que dizem que avistaram uma onça mas não tiveram tempo de tirar foto, pois rapidamente o animal busca refúgio na mata.
Mas é possível acontecer uma cena dessas na região? Sim, é possível. Existem onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu, então é provável que elas possam ser avistadas na borda do parque.
Se isso acontecer, as recomendações de segurança são:
- Não tentar se aproximar o animal
- Não perseguir o animal (a pé, de carro ou bicicleta)
- Não atirar objetos no animal
- Se estiver à pé, não correr
- Pode bater palmas, fazer barulho, que a tendência do animal é se afastar
- Se estiverem várias pessoas, fiquem juntos, levantem os braços
Circular notícias falsas sobre onças faz com que as pessoas, ao invés de se conectarem com esse animal fantástico, tenham medo e isso é muito ruim para a sua conservação.
Redação Guia São Miguel com informações do Projeto Onças do Iguaçu.