Ações de prevenção à dengue são realizadas nas escolas municipais de São Miguel do Iguaçu
25/03/2023 São Miguel do Iguaçu
O material didático e de apoio foi fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da do departamento de Vigilância e Atenção Básica, vinculado à secretaria de Saúde, está levando para as escolas do município ações de conscientização sobre a prevenção à dengue.

SIGA O GUIA SÃO MIGUEL NAS REDES SOCIAIS:
YOUTUBE    TELEGRAM   INSTAGRAM
CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS NO WHATSAPP

Um das escolas a aplicar o projeto foi a Escola Municipal Artur Cardoso, do distrito da São Jorge. O material didático e de apoio foi fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A atividade foi desenvolvida pelas professoras do Pré-I (Nauana Milioli), Pré-II (Sonilei de Fátima Koslovski) e do 1º ano (Helenice Solange schemmer Del Moro), envolvendo 61 estudantes. “Eles assistiram ao vídeo ‘Dicas de combate à dengue para crianças’; na revista oferecida pela Vigilância da Saúde leram vários assuntos sobre o tema; fizeram ainda inúmeros exercícios e formaram uma frase coletiva sobre o tema e registrado no caderno de exercícios”, disse a professora Helenice.

Para a diretora Noeli Maria Back Rocha, tendo em vista os vários casos de dengue no município ‘achamos de suma importância aplicação do projeto na escola’. “Trabalhamos a importância de entender que em cada local de água parada pode virar criadouro e que devem ser evitadas para que a dengue não aumente”, completou.

Os números da dengue preocupam em São Miguel do Iguaçu. Segundo o boletim da última quarta-feira, 22, o município registrou 63 casos da doença no período epidemiológico que iniciou em agosto do ano passado.

O Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), realizado por Agentes de Controle de Endemias (ACE’s) no mês de janeiro de 2023, apontou o Índice de Infestação Predial (IIP) de 4,5%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

Além da dengue, a cidade registra 05 casos de chikungunya, doença transmita pelo mesmo mosquito, o Aedes Aegypti.

A ideia é levar esse projeto para todas as escolas do município. “Os estudantes são multiplicadores dessas ações no local onde moram”, conta a médica veterinária da Vigilância em Saúde, Débora Andreolla Lazzari.

Assessoria

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS