O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Educação, reuniu na manhã desta sexta-feira, 31, no auditório da Câmara Municipal, os representantes dos Centros Municipais de Educação Infantil, Escolas Municipais, Colégios Estaduais, particulares e da Faculdade Uniguaçu para apresentar o projeto do desfile do dia 07 de setembro.
Depois de muitos anos, São Miguel do Iguaçu voltará a realizar o Ato Cívico, que irá acontecer em novo local, contemplando a Avenida Willy Barth que está sendo revitalizada. É um dos maiores eventos do município que tem a participação de milhares de pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além do local do desfile, também ficou definido na reunião que a concentração será nas imediações do Colégio do Campo Castelo Branco com a chegada na Praça Henrique Ghellere, ao lado da prefeitura.
As escolas menores vão participar apenas com 01 pelotão de 40 alunos e as maiores com 02 pelotões com 40 alunos cada. Eles terão à frente as 03 bandeiras com faixa ou estandarte da instituição e com os alunos vestindo o uniforme de cada escola.
O tema desse ano será o resgate histórico do 07 de setembro, com a volta da marcha cívica. “A data vai além de estudar as cores do País e entoar os hinos Nacional e da Independência, porque durante o evento os alunos conhecem os símbolos, entendem a importância de valorizar o país e de ter atitudes cidadãs que tornem a sociedade mais justa para todos”, conta a secretária de Educação, Solange Gamba Motta.
A representante do Colégio Pedro Viriato Parigot de Souza, Lucilene de Fátima Scariot Mayer, disse que esse encontro foi importante para tratar desde já do assunto. “O evento parece distante, mas não é, e precisa ser bem preparado e planejado porque envolve um número muito grande de pessoas”.
A representante do Colégio Ativa, Maria Cristina Martinelo, destacou que é grande a expectativa para o desfile que há anos não acontece no município. “Os alunos vão gostar e as famílias estão esperando por isso e a escola vai participar ativamente”.
Segundo a diretora da Escola Pestalozzi, Cecília da Silva Monteiro, a instituição sempre marcou presença no Ato Cívico e esse ano não será diferente. “Vamos mostrar um pouco do nosso trabalho para a comunidade”.
De acordo o representante do Colégio Cívico Militar Nestor Victor dos Santos e da faculdade Uniguaçu, Patrick Belei, o 07 de setembro é um evento esperado por toda a população todos os anos. “Um momento de cada um representar seu civismo pela Pátria e a preparação e empenho vai ser grande”.
A diretora do Colégio Nossa Senhora de Fátima, irmã Bernardete Rosa Tem Pass, destacou que a programação já começa grande para um evento cívico de fundamental importância para cada um. “Um momento importante na história e que se resgata a cada ano”.
O horário do desfile ainda será definido, tendo em vista que a Comissão Organizadora aguarda retorno do convite para a banda do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado conduzir o evento.
Assessoria