O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Saúde, informa que a vacinação bivalente contra a covid-19 foi ampliada para novos grupos prioritários.
Podem ser vacinadas pessoas com diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, insuficiência cardíaca, cor-pulmonal e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença renal crônica, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, obesidade mórbida, síndrome de down e outras síndromes genéticas e doença hepática crônica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não há necessidade de comprovar essas doenças, apenas se autodeclarar. A aplicação das doses bivalentes acontece em todas as Unidades de Saúde do município. No interior somente por agendamento pelos fones de cada unidade.
O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes.
O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 04 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico).
Fonte: Assessoria