Realizada a abertura da 21º Semana Cultural Indígena da Comunidade Tekoha Ocoy
12/04/2023 São Miguel do Iguaçu
Interessados em participar da programação podem agendar a presença pelo e-mail colegioteko@hotmail.com ao valor de R$ 5,00 por pessoa

A Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekohá Ocoy, de São Miguel do Iguaçu, realizou na manhã desta terça-feira, 11, a abertura da 21ª Semana Cultural Indígena, evento que conta com o apoio do Governo Municipal e da Itaipu Binacional e segue até quinta-feira, 13, com diversas atrações nos períodos da manhã e tarde.

SIGA O GUIA SÃO MIGUEL NAS REDES SOCIAIS:
YOUTUBE    TELEGRAM   INSTAGRAM
CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS NO WHATSAPP

O evento visa valorizar e fortalecer a cultura Avá-Guarani com apresentações culturais, danças tradicionais, medicina natural, exposições, venda de artesanato indígena e trilhas na natureza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A diretora do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, Marli Takua Poty Ju Alves, contou que a elaboração da programação teve a ajuda de toda a equipe da escola e da comunidade. “Vamos ter uma vasta programação nessa semana com apresentações culturais, exposição de fotos contando a cultura e a origem da comunidade, comida típica, artesanato, entre outros”.

Para o cacique Celso Japoty Alves, vai ser uma alegria receber a comunidade de toda a região. “Venham nos visitar porque foi tudo preparado com muito carinho”, destacou.

O prefeito em exercício, Claudio Rodrigues, reforçou o apoio do Governo Municipal para todas as comunidades e a importância desse evento. ‘Uma semana que valoriza a cultura e atrai muitos visitantes ao nosso município. Estamos sempre à disposição para ajudar em tudo o que for bom para a comunidade!’, destacou.

No primeiro dia da Semana Cultural muitos estudantes estiveram presentes para conhecer a cultura indígena. Foi o caso de 20 estudantes dos cursos de Biologia, Agronomia, Ciência da Computação e de pós-graduação da UTFPR, Campus de Santa Helena. “Viemos conhecer a realidade em que a comunidade vive e como é a integração com a sociedade”, conta o professor do curso de Biologia e Agronomia, Leonardo dos Santos.

A estudante Maria Eduarda Vilas Boas, do curso de Agronomia da UTPFR, é de Goiás e disse que foi a primeira vez que teve contato com a cultura indígena. “Estou adorando essa experiência porque de onde venho não há essa cultura”, salientou.

A comunidade indígena tupi-guarani Awa Porungawa Dju, localizada na divisa entre Itanhaém e Peruíbe/SP, dentro da Terra Indígena Piaçaguera, veio participar do evento. “Viemos visitar a comunidade e levar conhecimentos para desenvolver essa semana em nossa aldeia”, contou o coordenador da comunidade, Sérgio Minniti.

Interessados em participar da programação podem agendar a presença pelo e-mail colegioteko@hotmail.com ao valor de R$ 5,00 por pessoa. Para os visitantes que desejam almoçar no local, as reservas deverão ser realizadas com antecedência pelo fone/watts (45) 9.8433-8783.

Assessoria

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS