O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Educação, e a Cooperativa Sicoob iniciaram na quarta-feira, 12, na Escola Municipal Vitorino Barbiero, a formação de professores para desenvolver nas escolas do município o Cooperjovem, programa que tem por objetivo promover a educação cooperativista e empreendedora.
Cerca de 40 professores das escolas municipais e da Pestalozzi do município vão participar de um total de 24 horas de capacitação. “Serão três encontros presenciais e 03 online”, explica a diretora de educação, Eliane Frazão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instrutora é a psicóloga Mayra Ramalheira de Almeida, de Maringá. “Vamos passar aos professores metodologias do programa que poderão ser replicadas com os alunos, pais e a comunidade em geral como, por exemplo, revitalização de parquinhos, bibliotecas”, destacou Mayra.
A gerente de relacionamento pessoa física do Sicoob, Eliana Regina Gonzatti, salientou que é um programa que visa envolver a comunidade dentro da escola. “Mais um ano do programa que contamos com o apoio fundamental da secretaria de Educação do município”.
A secretária de Educação, Solange Gamba Motta, informou que todos os anos as escolas desenvolvem vários projetos e atividades do Cooperjovem. “São atividades que movimentam os alunos, professores, pais e a comunidade em geral e têm chamado a atenção por auxiliar a fazer diferença no processo da educação”.
O programa Cooperjovem tem como propósito disseminar a cultura da cooperação no ambiente escolar e na comunidade em seu entorno. No Paraná, é executado pelo Sescoop/PR em parceria com 16 cooperativas, abrangendo 27.100 alunos, 1.110 educadores e 227 escolas localizadas em 54 municípios paranaenses.
“O Cooperjovem é um programa alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular e tem por objetivo, por meio da aprendizagem baseada em projetos e com protagonismo da comunidade escolar, promover a educação cooperativista, aliada à educação empreendedora, financeira e ambiental”, explica o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Humberto César Bridi, em entrevista concedida ao site paranacooperativo.
Fonte: Assessoria