Itaipulândia enfrenta uma das maiores epidemias de dengue dos últimos anos. Segundo dados do Departamento de Epidemiologia da Vigilância em Saúde, o município registrou 505 notificações, 130 casos positivos e 94 estão em investigação. O alarmante número de casos confirmados, 407% acima do limite epidêmico demograficamente proporcional, coloca a cidade em estado de alerta máximo.
As autoridades sanitárias intensificaram as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, e alertam a população sobre a importância de adotar medidas preventivas em suas residências e locais de trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica fazem a sua parte: realizamos ações de conscientização na rua, nas escolas da Rede Municipal de Ensino, organizamos o mutirão de limpeza com a ajuda de outros profissionais da Administração Municipal, onde os casos são mais graves é realizado bloqueio, passado veneno, coletamos o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRA), estamos divulgando e pedindo o apoio da população” – explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sirlene Cortes.
A situação da cidade é alarmante e exige a colaboração da população no combate à dengue. Para isso, é imprescindível que os moradores realizem a limpeza dos quintais, verifiquem calhas, pneus e outros possíveis pontos de água parada, propícios para a reprodução do mosquito.
É importante destacar que, no mês de março, o município registrou seu primeiro óbito em decorrência da chikungunya e, atualmente, já existem seis casos confirmados da doença. A Vigilância Epidemiológica alerta para a gravidade da situação e pede a colaboração de todos na prevenção dessas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
Fonte: Cidades do Oeste/Assessoria