Na Tarde desta sexta (14) representantes do Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu apresentaram para um grupo de mães as ações de segurança que estão sendo desenvolvidas nas instituições de ensino do município. Também participaram do encontro representantes da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
Essas mães estiveram representando um grupo que se reuniu nas redes sociais preocupado com a segurança nas escolas, principalmente após os recentes acontecimentos registrados no país. No encontro, eles apresentaram algumas sugestões de medidas a serem adotadas pelo município para, segundo eles, aumentar a sensação de segurança nas instituições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O prefeito em exercício, Claudio Rodrigues, agradeceu a presença de todos e afirmou que todas as sugestões apresentadas serão analisadas pela equipe de governo. ‘Muito importante essa reunião. Nós estamos fazendo uma gestão do povo para o povo e ouvir os representantes da comunidade, neste caso, a comunidade escolar, nos guia a criar medidas para buscar atender diretamente os anseios deles’, destacou.
O município de São Miguel do Iguaçu ampliou as medidas de segurança logo após o acontecimento trágico na cidade de Blumenau-SC, que chocou o país e alarmou para a questão de segurança nas escolas. ‘Já na quinta-feira (06), mesmo em ponto facultativo, estivemos reunidos e definimos as primeiras ações que foram colocadas em prática naquele mesmo dia’, lembrou o secretário de Assuntos Comunitários, Segurança e Trânsito, Alexandro Alcará.
Entre as ações sendo executadas está o reforço no patrulhamento e rondas da Guarda Municipal, com os guardas chegando às escolas e CMEI’s, descendo da viatura e realizando uma vistoria em todo o pátio; monitoramento das ações em conjunto com todas as forças de segurança do município; orientação para diretores e coordenadores das escolas sobre medidas de prevenção e ampla divulgação dos números para denúncias.
Também foi apresentado o projeto que está sendo desenvolvido para instalação de câmeras de monitoramento em todas as instituições de ensino e pontos estratégicos do município, sendo que as imagens serão monitoradas na sede da Guarda Municipal, que está em reforma, e também o projeto para melhorias nas estruturas das instituições de ensino do município.
‘Recebemos os prédios das escolas e CMEI’s com muitos problemas, estavam abandonados. Desde o começo da gestão estamos trabalhando para resolver esses problemas, principalmente nas coberturas, pois na maioria dos prédios chovia dentro. Com essas questões resolvidas, estruturamos todos com equipamentos e eletrodomésticos, e já estamos planejando outras melhorias, como por exemplo, a escola José Francisco que precisa de um muro novo’, explicou a secretária de Educação, Solange Gamba.
Além disso, a secretária apresentou um protocolo de segurança que foi encaminhado pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) para ser implantado em toda a região. ‘Na segunda-feira vamos nos reunir com os diretores e apresentar todas as medidas. Após a reunião eles deverão repassar para os profissionais da educação e a comunidade escolar’, relatou Solange.
A Polícia Militar também está auxiliando no trabalho preventivo, intensificando as ações diárias e atuando nas rondas das escolas, atuando principalmente nos Colégios Estaduais.
A Cabo PM Valéria lembrou que a segurança começa em casa. ‘Cada um precisa fazer a sua parte. Caso desconfie de qualquer atitude do filho, olhe a mochila dele, procure ajuda, converse, oriente. E, principalmente, cuidado com o compartilhamento de informações falsas, verifique a origem, a veracidade, pois pode causar consequências muito negativas’, explicou.
Na reunião foi reforçando ainda que o diálogo entre pais, professores e alunos é fundamental para que possam identificar e tratar precocemente os principais fatores de risco, como bullying e outras questões relacionadas à segurança.
‘O Governo Municipal está trabalhando para garantir que as crianças e adolescentes de São Miguel do Iguaçu possam frequentar as escolas em um ambiente seguro e com qualidade de ensino. Todos os envolvidos estão comprometidos em trabalhar juntos para que isso seja possível’, finalizou Claudio Rodrigues.
Assessoria
Fotos: Redação Guia São Miguel