A campanha estadual de multivacinação teve início as 08h deste sábado (15) nas unidades de saúde de São Miguel do Iguaçu.
Durante o horário das 08h00 as12h00 e das 13h00 as 17h00, as Unidades de Saúde Panorama, Novo Mundo/Santa Catarina, Gaúcha, Central/Paraguaçu, Santa Rosa, Aurora do Iguaçu e São Jorge estarão abertas para aplicação das vacinas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No começo da manhã a movimentação era tranquila na Unidade de Saúde Panorama onde nossa equipe esteve presente. O Pai de uma das crianças que estava sendo vacinada falou a nossa reportagem: "Dá dó ver a criança chorar, pois elas não entendem e sentem medo, mas sabemos da importância de ter as vacinas em dia e por isso viemos logo cedo."
Estão sendo imunizadas crianças e adultos com as vacinas de rotina além de covid e influenza (gripe), conforme grupos prioritários. As vacinas da covid para crianças e adultos serão aplicadas apenas na Unidade Central de Saúde. A bivalente da covid em todas as Unidades de Saúde. É necessário levar a carteirinha de vacinação.
Grupos prioritários
Os grupos prioritários para vacinação contra influenza são: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); Trabalhador da Saúde; Gestantes; Puérperas(mulheres no período pós-parto); Professores do ensino básico e superior; Povos indígenas e Idosos com 60 anos ou mais de idade; Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; Trabalhadores Portuários e População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
A Vacina Bivalente contra covid-19 estará disponível para os grupos prioritários elencados a vacinação da covid-19 em todas as unidades de saúde da cidade. Os grupos são: Pessoas instituições de longa permanência (ILP), a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições; Imunocomprometidos; Comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; 60 anos acima; Gestantes e puérperas; Trabalhadores da saúde; Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); População Privada de Liberdade (a partir de 18 anos de idade) e Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) além de Funcionários do sistema de privação de liberdade.
Cláudio Albano
Redação Guia São Miguel com Assessoria