Segundo informações do G1, um médico veterinário foi preso nesta nesta terça-feira (18) em Londrina, no norte do Paraná, durante uma nova fase da operação da Polícia Federal que investiga suspeitos de participar dos atos de 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram alvos de vandalismo e depredação em Brasília.
A polícia também cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito, no Jd. Sabará. Foram localizadas armas de grosso calibre. Em Medianeira, no oeste do Paraná, a PF também executou um mandado de busca. Não foram divulgados detalhes do que foi localizado no local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esta é a décima fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Ao todo foram cumpridos dezesseis mandados de prisão preventiva e vinte e dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A Operação Lesa Pátria segue em curso, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
Fonte: G1/PF