O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio das secretarias de Saúde e Meio Ambiente, está realizando um mutirão de limpeza que está atuando nos perímetros urbano e rural do município, eliminando focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, e também da chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana.
Em apenas quatro dias de trabalhos foram recolhidos 15 caminhões de entulhos nos trabalhos que se concentraram no Jardim Liberdade, Cataratas 1 e 2 e Bairro Novo Mundo. Nos próximos dias, o mutirão vai ser realizado no Panorama e na Linha Ghellere.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo do mutirão é, além de eliminar focos do mosquito, também conscientizar a população sobre os cuidados que cada munícipe deve ter para controlar a proliferação do mosquito e o consequente aumento de casos da doença.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Márcio Rogério Zanoni, por meio do trabalho conjunto, os Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) visitam as residências e orientam os moradores, para na sequência as equipes realizarem os trabalhos. ‘Em todos esses locais que passamos já foram confirmados casos de dengue. Reforçamos o apelo para que a comunidade nos ajude e não deixe nenhum material exposto, com risco de acumular água’, destacou.
O município está em estado de epidemia de dengue, com 223 casos confirmados da doença, de acordo com o boletim divulgado na quarta-feira, 19. Além disso, outros 306 estão em investigação, de um total de 1.514 casos notificados de dengue.
Outra doença transmitida pelo mosquito que também pode causar a morte é a chikungunya, que já teve 11 casos confirmados no município. Ainda estão em investigação 46 casos, de 138 notificações.
Assessoria