Uma campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes foi lançada pela Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Assistência Social.
O evento foi realizado no CTG Querência Amada e contou com a presença de lideranças comunitárias, autoridades, profissionais que trabalham com crianças e adolescentes, além do público em geral. A campanha foi em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O evento começou com uma cerimônia de abertura seguida da palestra "Quebrando tabus: prevenir é possível, simples e eficaz", ministrada pela Dra. Dana Liza Martinicorena, médica, presidente e fundadora do Instituto Inocência, e pela psicóloga Luciana Matinicorena de Souza Rissardi, co-fundador e diretor criativo do mesmo instituto.
O Instituto Inocência fará seis apresentações da peça "O Mundo Encantado dos Tijolos Amarelos" para crianças de quatro a onze anos, no dia 18 de maio. A peça tem como objetivo conscientizar sobre a importância de proteger a infância e prevenir o abuso e a exploração sexual.
O Centro de Assistência Social Especializada (CREAS) é a unidade pública que presta assistência social a famílias e pessoas em situação de risco e atende crianças e adolescentes vítimas de violência. Em 2022, o CREAS de São Miguel do Iguaçu recebeu 42 pedidos de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Destes, 85% dos abusos foram perpetrados por alguém próximo e conhecido da criança.
"O perigo costuma estar por perto. A melhor forma de prevenir é levar informação e conhecimento às nossas crianças", explica a psicóloga e chefe da Divisão do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município, Angélica Simoni Monsani Remor.
Em maio, a Prefeitura Municipal, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria de Assistência Social, empresas, entidades e sociedade civil, desenvolverá ações com o objetivo de mobilizar, informar e engajar toda a comunidade nesta campanha .
Em 14 de setembro de 2022, São Miguel do Iguaçu instituiu a Lei 3.592, que cria a Semana Municipal de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Esta é uma conquista importante para o nosso município, pois dá atenção especial às nossas crianças e adolescentes e autoriza o município a realizar palestras, audiências públicas e conferências para prevenir tragédias como a ocorrida em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), onde um crime hediondo chocou o país e ficou conhecido como 'Caso Araceli', que deu origem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", afirmou o vereador Evandro Ghellere.
A Semana Municipal de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será realizada na semana de 18 de maio, de 14 a 20 de maio de 2023. A reunião de abertura foi fundamental para preparar os profissionais para estarem atentos aos sinais de violência. “Um pequeno sinal pode fazer toda a diferença nessa questão”, afirma Lidiane Medeiros Scheffer, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Segundo Aparecida Carradore, coordenadora do Serviço de Interação Social que atende adolescentes de 12 a 18 anos, esse encontro formativo ajuda a identificar situações que podem passar despercebidas. "Ouvir profissionais que estudam essas situações nos ajuda nessa questão", enfatizou.
No âmbito da campanha serão distribuídos cartazes, panfletos, entrevistas na rádio e distribuição de livros infantis para ajudar os professores e outros.
São Miguel do Iguaçu tem uma rede de proteção à criança e ao adolescente que é referência na região. “Entidades públicas e privadas que fazem toda uma diferença na sociedade. São atores fundamentais na garantia de direitos e no combate ao abuso e exploração das crianças e adolescentes”, disse o Promotor da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Iguaçu, Pedro Pires Domingues Wanderley.
Qualquer forma de denúncia pode ser feita pelo disk 100 ou telefones/WhatsApp (45) 3565-8157 ou (45) 9.9136-3959.
Com informações da Assessoria.