Um projeto proposto pelo vereador Lafaiete Ganda Meira busca a implantação de hortas urbanas em terrenos baldios de São Miguel do Iguaçu. A iniciativa visa beneficiar pequenos produtores, transformando terrenos vazios, que muitas vezes acumulam lixo e vegetação indesejada, em espaços produtivos dentro da área urbana.
O projeto também tem como objetivo prevenir doenças, como a Dengue, ao manter esses terrenos limpos e bem cuidados.
O secretário de Meio Ambiente de São Miguel do Iguaçu, Márcio Zanoni (Pretão), ressaltou a importância da limpeza dos terrenos e alertou os proprietários que não cumprem essa responsabilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a nova lei, os proprietários que não efetuarem a limpeza podem ser multados com um valor maior do que a lei anterior. Após uma notificação e prazo de 10 dias, se a limpeza não for realizada, a prefeitura fará o trabalho e a multa será incluída no IPTU do proprietário.
Semana do Meio Ambiente
Além desse projeto, a Semana do Meio Ambiente, que começa nesta segunda-feira (05), trará diversas ações promovidas pelo Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Entre as ações destaca-se a limpeza dos rios que atravessam a área urbana, a fim de evitar o acúmulo de lixo e possíveis danos ambientais e inundações.
Na quarta-feira (07), será apresentada a peça teatral "Juliana e Romão", que tem como objetivo conscientizar sobre a importância da separação adequada do material reciclável. A peça ocorrerá às 19 horas no Ginásio Valter Marcon, com entrada franca. Durante o dia, também será realizada mais uma etapa do programa Recicla SMI, com doação de mudas frutíferas para a população.
O Secretário destaca a importância da reciclagem como forma de proteger o meio ambiente, ressaltando que quanto mais reciclamos, mais cuidamos do nosso ecossistema.
Cláudio Albano
Redação Guia São Miguel