O preço médio do litro da gasolina no Paraná teve um aumento de 4,1%. Essa alteração se deve às mudanças no novo formato de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível.
A Leggio Consultoria, especializada em petróleo, gás e energia renovável, realizou o cálculo que resultou nessa porcentagem. Isso significa um acréscimo de R$ 0,22 no preço base do litro da gasolina em comparação com o valor médio cobrado nos postos do Paraná durante a última semana de maio de 2023, de acordo com o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná (Paranapetro).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mudança ocorre devido ao novo formato de cobrança do ICMS, no qual o tributo estadual será fixado em R$ 1,22 por litro em todo o Brasil. Anteriormente, o imposto era calculado como uma porcentagem do preço, variando de 17% a 23%, dependendo do estado.
Essa mudança no cálculo do ICMS pode consumir parte da redução de preços anunciada pela Petrobras em meados de maio. O imposto será cobrado apenas uma vez, no início da cadeia de distribuição, o que também diminui as possibilidades de sonegação de impostos, como explica o consultor Marcus D'Elia.
Segundo a Leggio Consultoria, o custo do combustível para o consumidor deverá aumentar em 24 dos 27 estados brasileiros. Apenas em Alagoas, Amazonas e Piauí é esperada uma redução no preço final da gasolina. Mato Grosso do Sul apresenta o maior aumento, com 5,8%, enquanto o Paraná ocupa a 12ª posição nessa variação.
Fonte: G1