Na tarde deste domingo (06), um incêndio de origem ainda não confirmado ameaçou um importante marco histórico de São Miguel do Iguaçu. Veja o vídeo no final da matéria.
O tronco de ipê, conhecido popularmente como "pau do prefeito", que conta a história da cidade, pegou fogo em frente à Igreja Matriz, causando preocupação e comoção na comunidade.
As chamas que atingiram o tronco de ipê, patrimônio do Município e centenário de uma espécie nativa da região, foram rapidamente combatidas pelo Corpo de Bombeiros, evitando danos ainda maiores.
O incidente, no entanto, há suspeitas de que o fogo pode ter sido provocado intencionalmente, ameaçando apagar um pedaço significativo da história local.
De acordo com informações adquiridas na página 'Fotos Históricas' no Facebook, a árvore se destacou entre as outras e, em meados de 1976, após secar por causas naturais, foi decidida pelos moradores e governo municipal que o tronco seria derrubado e esculpido para contar a história de São Miguel do Iguaçu. Desde então, tornou-se um símbolo histórico e cultural da região.
O incêndio ocorrido hoje, seja ele ocasional ou acidental, representa uma triste perda para a comunidade, que via no tronco de ipê uma importante forma de preservar sua identidade e memória.
As autoridades locais prometem investigar as causas do incidente e garantir que medidas sejam tomadas para evitar que o patrimônio histórico corra riscos novamente.
Enquanto a população lamenta o ocorrido, a esperança é que o tronco de ipê possa ser restaurado e continuar a cumprir seu papel vital como um elo entre as gerações passadas e futuras de São Miguel do Iguaçu, mantendo viva a história e a cultura dessa querida cidade.
Redação Guia São Miguel.