Governo Municipal apresenta resultados de avaliação nas escolas de São Miguel do Iguaçu
26/04/2024 São Miguel do Iguaçu
Reunião realizada na Câmara Municipal destaca desempenho dos alunos e estratégias para melhoria do ensino

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Educação, realizou nesta semana, no auditório da Câmara Municipal, uma reunião onde foram apresentados os resultados da primeira etapa de avaliação diagnóstica e formativa das escolas municipais.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO GUIA SÃO MIGUEL NO WHATSAPP

Neste processo, são avaliadas habilidades básicas de Língua Portuguesa e Matemática nas turmas de 1º a 5º ano, abrangendo aproximadamente 1.790 alunos do ensino fundamental.


“A avaliação municipal acontece em duas etapas durante o ano letivo sendo uma no primeiro semestre, onde as provas são elaboradas pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, aplicada pelas equipes escolares e sistematizada pela Secretaria de Educação”, explicou a diretora pedagógica da secretaria, Eliane Noeli Schemmer Frazão.


Esta avaliação tem como objetivo fornecer indicadores em relação ao processo de ensino e aprendizagem, sendo que as instituições de ensino conseguem analisar os resultados das avaliações e identificar quais são as turmas que apresentam mais dificuldades, quais são os alunos e quais são as habilidades mais defasadas.


“Tendo estes indicadores é possível traçar estratégias individualizadas a fim de recuperar os déficits percebidos”, completou Eliane.


A segunda etapa é totalmente a cargo da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e é aplicada no segundo semestre do ano letivo.

Nesta primeira edição, o índice de aproveitamento geral do município foi de 59,84%, sendo que os alunos tiveram melhor desempenho no componente curricular de Língua Portuguesa, com 61,07% de aproveitamento. No componente de Matemática, o índice de aproveitamento foi de 58,61%.

Na ocasião também foram apresentados a cada escola os índices individuais a fim de que nos próximos dias possam ser elaboradas ações coletivas na busca de superar as habilidades com índices mais baixos.


Para a secretária de Educação Solange Gamba, “este momento de acompanhamento é muito importante pois os indicadores das avaliações indicam onde estão as fragilidades nas escolas e tendo este direcionamento fica mais fácil e assertivo realizar o trabalho, pois é possível identificar quais são as turmas, as habilidades e os alunos com que estão com bom desempenho e aqueles que precisam ser trabalhados. Depois deste momento de avaliação coletiva, cada escola junto com sua equipe vai analisar os resultados e traçar estratégias para a melhora dos resultados”.


Para o vice-prefeito, Claudio Rodrigues, esta avaliação é muito importante, pois indica os caminhos a serem seguidos. “A administração está aberta para dar suporte a Secretaria de Educação naquilo que for necessário para que a educação melhore cada vez mais”, finalizou.

Assessoria

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS