No próximo sábado, dia 11 de maio, o estacionamento do Paço Municipal Abel Bez Batti será o cenário de um evento especial: a Feira de Adoção promovida pelo Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu.
A partir das 08h00, a iniciativa, realizada em colaboração com a Faculdade UNIGUAÇU e as protetoras independentes da 'Amor sem coleiras', visa proporcionar um lar para cães e gatos abandonados na região.
Além de encontrar novos lares amorosos para os animais resgatados, a feira também busca reforçar a conscientização sobre a importância da adoção responsável e promover a castração como uma medida eficaz para o controle populacional e o bem-estar dos pets.
Como parte das atividades programadas para o dia, uma blitz educativa será realizada no centro da cidade a partir das 09h00. O secretário de Meio Ambiente, Claudinei de Almeida, destaca que esse evento marca o início do programa "Município Amigo dos Animais", que visa implementar diversas ações de proteção aos animais.
O secretário também estende o convite para entidades e voluntários interessados em participar do evento, ressaltando a importância da união de esforços em prol dessa causa nobre.
Em relação às castrações, o processo administrativo foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) desta sexta-feira, 03, abrindo o credenciamento de clínicas veterinárias do município para realizar a castração de animais em situação de abandono e aqueles pertencentes a famílias em vulnerabilidade social.
Essa iniciativa é parte de uma série de medidas adotadas pelo Governo Municipal para implementar a Política Municipal de Controle de Natalidade de Cães e Gatos, instituída pela Lei nº 3.542/2022.
Redação Guia São Miguel com informações da Assessoria.
A foto de capa é do Luke, o pet adotado pelo Guia São Miguel.