Medianeira Registra Segundo Óbito por Dengue em 2024
13/08/2024 Medianeira
Com mais de 3.600 casos confirmados, município enfrenta epidemia agravada por mudanças climáticas; autoridades reforçam medidas preventivas.

Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidadeanuncie no Guia São Miguel


A Secretaria Municipal de Saúde de Medianeira confirmou nesta terça-feira (13) o segundo óbito por dengue em 2024. A vítima, uma mulher de 54 anos com comorbidades, faleceu em maio deste ano. A informação foi divulgada no último boletim epidemiológico pela Vigilância em Saúde.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO GUIA SÃO MIGUEL NO WHATSAPP

Desde o início do período epidemiológico, em 30 de julho de 2023, foram notificados 6.349 casos de dengue no município, dos quais 3.655 foram confirmados. Além dos dois óbitos, outras quatro mortes suspeitas foram descartadas após investigação.

A Vigilância Epidemiológica atribui o aumento significativo de casos e a ocorrência de óbitos às mudanças climáticas, especialmente ao fenômeno El Niño, que contribui para as altas temperaturas e chuvas intensas, favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.


"A densidade vetorial aumentou consideravelmente, impulsionando a transmissão da doença. É crucial que a população colabore com a eliminação de criadouros, pois essa é a principal medida de controle," alerta Cleide Mari da Silva, coordenadora da Vigilância em Saúde.


Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância da mobilização comunitária no combate à dengue. "Estamos enfrentando uma grande epidemia, e precisamos da colaboração de todos para controlar a situação," enfatiza Cleide.

A Vigilância em Saúde está desenvolvendo novas estratégias para o próximo período epidemiológico, visando prevenir novos casos e óbitos. A população é incentivada a tomar medidas preventivas, como eliminar água parada, manter caixas d'água tampadas, limpar calhas, usar repelentes, e procurar atendimento médico em caso de sintomas suspeitos.

Com informações do Guia Medianeira

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS