Eleições 2024: Instituições Oferecem Canais Oficiais para Denunciar Crimes Eleitorais no Paraná
22/08/2024 São Miguel do Iguaçu
Cidadãos podem utilizar diversos aplicativos e plataformas para garantir a autenticidade e integridade das eleições nos 399 municípios do estado.

Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidadeanuncie no Guia São Miguel


Durante o período eleitoral, a prevenção contra desinformação e irregularidades é crucial para assegurar um processo democrático justo. Para isso, diferentes instituições disponibilizam canais oficiais para que cidadãos possam denunciar crimes eleitorais em todo o Paraná.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO GUIA SÃO MIGUEL NO WHATSAPP

Entre os crimes previstos na legislação estão boca de urna, compra de votos, calúnia, difamação, falsidade ideológica, entre outros que atentam contra a autenticidade e ética do processo eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) disponibiliza o aplicativo Pardal, onde qualquer pessoa pode denunciar irregularidades, como abuso de poder ou propaganda irregular.

Para realizar o protocolo, o usuário precisa enviar provas (fotos, áudios ou vídeos).

O sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também permite que sejam denunciadas notícias falsas que possam impactar negativamente o processo eleitoral.

Além disso, a Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná e o Ministério Público do Paraná oferecem canais específicos para denúncias de ilícitos eleitorais na internet.

Os cidadãos podem participar de forma ativa e anônima, utilizando esses canais para garantir a lisura das eleições em seus municípios. Acesse os sites e aplicativos das instituições para mais informações e para fazer sua denúncia de forma segura.

Redação Guia São Miguel

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS