Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no Guia São Miguel
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está prestes a concluir a obra de implantação de uma nova iluminação pública ao longo da BR-277, abrangendo os perímetros urbanos de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu.
Com prazo final estimado para setembro, a obra, que representa um investimento total de R$ 9.748.546,72, foi financiada pela Itaipu Binacional, em colaboração com o Governo do Paraná.
Em São Miguel do Iguaçu, os trabalhos no trecho entre o km 687 e o km 691 já foram concluídos, com todos os postes, circuitos, e cabos elétricos em pleno funcionamento. Santa Terezinha de Itaipu, no trecho do km 707 ao km 712, também já conta com a nova iluminação operando.
Esses avanços garantem uma maior segurança para os motoristas que trafegam por essas áreas.
Já em Foz do Iguaçu, as equipes estão finalizando a instalação dos últimos dois circuitos elétricos e seu cabeamento, entre os km 719 e km 730. Para concluir o projeto, ainda serão instalados dois novos postes e outros oito que substituirão aqueles danificados em acidentes.
A obra envolve a instalação de 50 circuitos elétricos ao longo de 20 quilômetros de rodovia, totalizando cerca de 700 postes metálicos, que variam entre modelos simples, duplos, e os simples fixados em barreiras de concreto New Jersey.
Essas barreiras foram estrategicamente posicionadas nos locais onde não há canteiros para separar as pistas. A nova iluminação utiliza luminárias LED de 250 W, conectadas por cabos que percorrem 1.500 metros de travessias subterrâneas, passando por mais de 150 caixas de passagem, reforçadas para garantir a segurança dos equipamentos.
Após a conclusão da obra, as prefeituras de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu serão responsáveis pela manutenção da iluminação até o início do Lote 6 da nova concessão federal. A partir de então, a responsabilidade deve ser transferida para a concessionária que administrará o trecho da rodovia.
Com informações da AEN
Foto: DER-PR