O primeiro dia de Conclave no Vaticano terminou nesta quarta-feira (7) com a tradicional fumaça preta saindo da chaminé da Capela Sistina, indicando que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre o novo líder da Igreja Católica. A expectativa agora se volta para os próximos escrutínios, que continuam nesta terça-feira.
Reunidos em absoluto sigilo, os 133 cardeais com direito a voto permanecerão isolados do mundo exterior até que um novo Papa seja eleito, conforme as regras estabelecidas pela Santa Sé. Durante esse período, não podem usar celulares, acessar a internet ou ter qualquer tipo de comunicação com o exterior.
A fumaça preta, produzida pela queima dos votos não decisivos misturados com substâncias químicas, é o sinal visual que indica ao mundo que nenhum dos candidatos obteve os dois terços dos votos necessários para ser eleito Papa. Quando houver consenso, a fumaça será branca, anunciando ao mundo a escolha do novo pontífice.
Enquanto isso, fiéis e turistas de todo o mundo continuam reunidos na Praça de São Pedro, em vigília e oração, na expectativa de testemunhar o momento histórico da eleição do novo líder da Igreja Católica.
A identidade dos papáveis — os favoritos ao cargo — permanece tema de especulações entre especialistas e religiosos, mas a decisão final está nas mãos do colégio cardinalício.
A previsão é de que haja duas votações pela manhã e mais duas à tarde a partir desta terça-feira, até que seja alcançado o tão esperado “Habemus Papam”.
Redação Guia São Miguel
Foto: Reprodução Vatican News