O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Assistência Social e de Educação, e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) irão realizar diversas ações para marcar a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, alusiva ao 18 maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Na segunda-feira, 19, acontecerá a abertura da semana de mobilização e passeata para mobilizar e lembrar a população em geral sobre a importância da proteção à infância.
O evento vai acontecer em frente ao Paço Municipal Abel Bez Batti, às 14h30. Após a abertura, haverá a passeata passando pela Ruas Vânio Ghellere, Farroupilha e Alfredo Chaves.
No dia 20 de maio, terça-feira, das 09h30 às 11h30, será realizada uma blitz educativa com entrega de materiais informativos sobre a campanha. O local será a Rua Farroupilha, centro.
De 21 a 23 de maio acontecerá o espetáculo teatral ‘A flor e o palhaço’, voltado às crianças de pré I ao 5º ano do Ensino Fundamental e Pestalozzi. As apresentações serão realizadas no Salão da Comunidade do Bairro Floresta, das 08h30 às 09h30 e das 14h00 às 15h30.
De acordo com registros do Conselho Tutelar de São Miguel do Iguaçu, no ano de 2024 foram registrados trinta e seis (36) casos de denúncia de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Destes, 78% eram do sexo feminino, 39% tinham menos de 12 anos e 47% dos abusos foram cometidos por um familiar como padrasto, pai ou primo e os outros 53% por alguém próximo e conhecido da criança, como vizinhos ou amigos da família.
Com essas iniciativas, o Governo Municipal e os parceiros esperam contribuir para a conscientização da população sobre a gravidade do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes e fortalecer a rede de proteção e enfrentamento dessa violência.
Assessoria