São Miguel do Iguaçu inicia aplicação da 'dose zero' contra o sarampo em crianças menores de 1 ano
26/06/2025 São Miguel do Iguaçu
Medida segue recomendação do Ministério da Saúde para ampliar a proteção diante do avanço da doença em países vizinhos; vacinação acontece nas UBS conforme cronograma

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Iguaçu, seguindo orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, iniciou a aplicação da “dose zero” da vacina contra o sarampo para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO GUIA SÃO MIGUEL NO WHATSAPP

A medida visa reforçar a imunização diante do aumento de casos da doença em países vizinhos, como a Argentina.

Essa dose adicional não substitui as aplicações regulares do calendário de vacinação, que prevê a primeira dose da vacina tríplice viral aos 12 meses e a segunda aos 15 meses de idade. O objetivo é aumentar a proteção dessa faixa etária mais vulnerável à doença, especialmente em momentos de maior risco de circulação do vírus.

Vacinas disponíveis:

  • Dupla viral (sarampo e rubéola): indicada para crianças de 6 meses a 8 meses e 29 dias.
    Aplicação somente mediante agendamento com a Equipe de Saúde.

  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola): recomendada para crianças de 9 meses a 11 meses e 29 dias.
    Aplicação conforme cronograma das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Sintomas do sarampo:

  • Febre alta

  • Exantema (manchas vermelhas que começam no rosto e atrás das orelhas e se espalham)

  • Tosse

  • Coriza

  • Conjuntivite

  • Outros sintomas: dor de cabeça, diarreia e mal-estar

A doença é altamente contagiosa e pode ter consequências graves, inclusive levando à morte. Pais e responsáveis devem estar atentos aos sintomas e buscar imediatamente a Unidade Básica de Saúde em caso de suspeita.

Cronograma de vacinação da tríplice viral nas UBS

Horários: das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h30

Cidade

  • UBS Central – Terças e quintas-feiras

  • UBS Lucia Barp da Costa (Novo Mundo) – Quartas-feiras

  • UBS Manoel Nicolau Bauer (Panorama) – Quartas-feiras

  • UBS Gaúcha – Segundas-feiras

  • UBS Paraguaçu – Sextas-feiras

Interior

  • Aurora do Iguaçu – Sextas-feiras

  • São Jorge – Sextas-feiras

  • Santa Rosa – Sextas-feiras

Para mais informações, procure a UBS mais próxima ou entre em contato com a Secretaria de Saúde do município.

Redação Guia São Miguel com informações da Assessoria.

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS