Polícia Federal deflagra Operação Specula contra tráfico internacional de drogas em Foz do Iguaçu
03/07/2025 Foz do Iguaçu
Ação cumpre 5 mandados de prisão e 8 de busca e apreensão; galpão no Parque da Lagoa era utilizado como entreposto para cocaína e maconha

Na manhã desta quinta-feira (03/07), a Polícia Federal deflagrou a Operação Specula, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas, especialmente maconha e cocaína.

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA COMUNIDADE DO GUIA SÃO MIGUEL NO WHATSAPP

Estão sendo cumpridos 5 mandados de prisão preventiva e 8 mandados de busca e apreensão, todos no município de Foz do Iguaçu/PR.

A investigação teve início em outubro de 2024, após a identificação de movimentações suspeitas em um galpão no bairro Parque da Lagoa, em Foz do Iguaçu, utilizado como entreposto para armazenamento e distribuição de entorpecentes.

As drogas eram transportadas para diversos estados da federação, em caminhões com compartimentos ocultos, como fundos falsos e pneus, e, em algumas ocasiões, com o uso de cal hidratada para mascarar o odor.

Ao longo das investigações, foram realizadas cinco apreensões de drogas, totalizando 6.288 kg de maconha e 108 kg de cocaína, além da prisão em flagrante de quatro pessoas e da apreensão de dez veículos.

Em um dos episódios, o grupo utilizou um caminhão dos Correios para dissimular o transporte ilícito. Também foi identificado o uso de motoristas batedores, que percorriam o trajeto à frente dos veículos com drogas, repassando informações em tempo real sobre a presença de barreiras policiais.

O nome Specula vem do latim e significa “ponto de observação”, em alusão à função estratégica do galpão utilizado pela organização.

Redação Guia São Miguel com informações da Polícia Federal

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS