Novos membros do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa tomam posse em São Miguel do Iguaçu
10/07/2025 São Miguel do Iguaçu
Conselho é composto por representantes do poder público e da sociedade civil e tem como missão garantir os direitos dos mais de 7 mil idosos do município

O Conselho Municipal de Assistência Social de São Miguel do Iguaçu realizou, na manhã desta quinta-feira (10), a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O evento ocorreu na sala de reuniões do Paço Municipal Abel Bez Batti e contou com a presença de autoridades, representantes da sociedade civil e lideranças locais.

O conselho é formado por 18 membros, entre titulares e suplentes, eleitos durante a V Conferência Municipal da Pessoa Idosa, realizada em maio. Os conselheiros atuarão de forma voluntária por um mandato de três anos, com o objetivo de promover, debater, planejar e avaliar ações voltadas ao bem-estar da população idosa do município, que já ultrapassa 7 mil pessoas.

Durante a posse, a assistente social Elan Wesley Pereira Neves destacou a relevância da atuação dos conselheiros: “O trabalho dos membros é de extrema importância para atender os cerca de 7.000 idosos de São Miguel do Iguaçu.”

Na ocasião, a Sra. Elizabete Terezinha Queiroz foi eleita presidente do conselho. Em seu pronunciamento, ela expressou o compromisso com a nova função: “Recebo essa missão com bastante responsabilidade. Tenho muito a aprender, mas estou disposta a dar o melhor para defender os direitos dos nossos idosos.”

A secretária de Assistência Social, Lenir da Silva Motta, agradeceu à gestão anterior e reforçou o apoio da secretaria ao novo grupo: “Parabenizo e agradeço os membros que estavam à frente do conselho até então e faço votos de que o novo conselho continue com esse trabalho tão importante.”

Ex-presidente do conselho, a Sra. Rosane Novak também prestigiou a posse e compartilhou sua experiência: “Estive à frente do conselho durante quatro anos e fomos muito ativos na realização de ações para a terceira idade.”

O vice-prefeito Claudio Rodrigues e o prefeito Boaventura Manoel João Motta participaram da solenidade e reforçaram o compromisso da gestão municipal com a terceira idade. “Desejamos que tenham êxito e sucesso nessa nova jornada e contem com nosso apoio, porque a terceira idade é uma de nossas prioridades”, destacou o vice-prefeito.

O prefeito, por sua vez, afirmou: “São pessoas responsáveis pelo bem-estar e a garantia dos direitos daqueles que tanto contribuíram para o desenvolvimento do município. Contem com o total apoio do Governo Municipal.”


Confira a composição do novo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa:

Conselheiros Governamentais

  • Secretaria de Assistência Social: Rosane Sartori Novak (titular) / Lindaura Bruschi Reginatto (suplente)

  • Secretaria de Finanças: Dirlei Trajano de Vargas / Ledenir Presa

  • Secretaria de Educação: Eliane Noeli Schemmer Frazão / Adelir Maria Marquesini Rodrigues

  • Secretaria de Saúde: Fernanda Moreira Prestes / Adriana Motta

  • Secretaria de Administração: Cibele Rosa Gasparelo / Janaina de Lucca

  • Secretaria de Cultura e Esporte: Marlei Scussel Farias / Barbara Bruna Simioni

Conselheiros Não Governamentais

  • Provopar: Salete Conti Dandolini / Ivone Faletti

  • Lar dos Idosos: Neri Trich / Valdete de Oliveira Alencar

  • Clube da 3ª Idade – Santa Cruz do Ocoí / São Jorge: Maurício Nestor Schossler / Edviges Berlanda Canever

  • Clube da 3ª Idade – Santa Rosa do Ocoí: Mario José Finkler / Marli Maria Schwingel

  • Clube da 3ª Idade – Serra do Mico/Aurora do Iguaçu: Alcides Fontana / Vera Lucia Bast

  • Clube da 3ª Idade – Sede: Elizabete Terezinha Queiroz Schemmer / Alberi Dalmoro

Assessoria

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS