Uma cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 10 de julho, na Rua Coberta Addy Cavalca, marcou a chegada da Unidade Móvel de Pães e Confeitos do Senac a São Miguel do Iguaçu.
A iniciativa, resultado de uma parceria entre o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um importante investimento em qualificação profissional e geração de oportunidades no município.
A carreta-escola permanecerá em São Miguel do Iguaçu até o dia 06 de agosto de 2025, com a previsão de oferecer oito cursos na área de gastronomia — incluindo panificação e confeitaria —, formando cerca de 180 novos profissionais para o mercado de trabalho.
As aulas ocorrerão nos três períodos do dia (manhã, tarde e noite), com 12 turmas já totalmente preenchidas.
O gerente executivo do Senac, Lúcio Marcelo Chrestenzen, explicou a proposta da unidade: “Essa unidade móvel é especializada em panificação, confeitaria e toda a área de gastronomia. Trata-se de uma sala de aula itinerante, de excelência, que chega até cidades que não possuem sede própria do Senac, mas que buscam oferecer capacitação profissional por meio de cursos rápidos.”
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valcir Teixeira, destacou a importância da parceria: “Estamos recebendo com grande alegria a chave da Unidade Móvel de Pães e Confeitos aqui em São Miguel do Iguaçu. Vamos disponibilizar aos alunos uma carreta moderna, que atenderá 12 turmas durante 30 dias. As vagas já estão todas preenchidas”, comemorou.
Para a presidente da Câmara Municipal, Juliane Dandolini, a ação representa valorização dos cidadãos: “Essa Unidade Móvel é uma valorização do governo para com os munícipes, pois aqui eles poderão aprender ou aperfeiçoar suas habilidades e aplicar isso no dia a dia, podendo, inclusive, gerar renda para suas famílias.”
O vice-prefeito Claudio Rodrigues também exaltou o projeto como ferramenta de transformação: “A formação oferecida aqui poderá ser aplicada dentro do ambiente familiar ou ser o início de um pequeno negócio. Para nós, enquanto gestores públicos, é fundamental desenvolver a formação profissional em nosso município.”
O prefeito Boaventura Manoel João Motta enfatizou o compromisso da administração com a qualificação da população:
“Estou muito feliz porque temos que preparar o nosso pessoal para o trabalho. Em São Miguel, emprego tem. Precisamos preparar a nossa juventude, o nosso povo para as oportunidades. É nisso que eu mais acredito. Não podemos pensar só em nós mesmos, temos que pensar no ser humano. E quando preparamos a juventude para o futuro, estamos investindo no futuro da nossa cidade”, declarou.
Com informações da Assessoria