Um levantamento preliminar da Defesa Civil de Castro aponta que aproximadamente 600 residências foram danificadas pela forte tempestade de granizo que atingiu o município dos Campos Gerais na manhã de ontem, terça-feira (26). A estimativa inicial é de que cerca de 2 mil pessoas tenham sido impactadas. Apesar do grande prejuízo material, não há registro de vítimas.
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil acompanha a situação e orienta sobre a possível decretação de situação de emergência. Para atender às famílias afetadas, foi formada uma força-tarefa com o Corpo de Bombeiros, o Exército e a Defesa Civil Municipal.
Equipes do CBMPR de várias cidades da região, incluindo Ponta Grossa, Jaguariaíva e Telêmaco Borba, estão prestando apoio. Além do reforço de efetivo, estão sendo distribuídas 5 mil telhas, enviadas de Ponta Grossa e Curitiba, que devem chegar ainda nesta quarta-feira (27).
Um centro emergencial para entrega de lonas foi instalado no estacionamento do Max Atacadista, no bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Já a distribuição de telhas e madeira ocorre no Educandário Manoel Ribas, na Avenida Prefeito Ronie Cardoso, 740.
As áreas mais atingidas foram a região sul de Castro, incluindo zonas rurais como Passo dos Bois e Tronco, além de bairros urbanos como Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Centro, Jardim Bela Vista e Vila Rio Branco.
Prédios públicos também foram danificados, entre eles escolas e unidades básicas de saúde. Houve a suspensão das aulas em três escolas municipais e do atendimento em duas UBSs e uma sala de fisioterapia. O Centro de Atividades Físicas da cidade também teve suas atividades suspensas por tempo indeterminado.
De acordo com o Simepar, o granizo foi provocado pelo deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis, sistema de baixa pressão que favorece a formação de tempestades.
O meteorologista Reinaldo Kneib explicou que, devido à topografia da região dos Campos Gerais, o fenômeno se intensificou, resultando na tempestade severa registrada em Castro.
Além do município, também houve registro de queda de granizo em Curitiba, Quatro Barras, Colombo e Telêmaco Borba, mas sem danos graves relatados.
O Simepar alerta que ainda há possibilidade de chuvas isoladas com granizo no Norte, Centro e Campos Gerais até o início da noite desta quarta-feira, quando o sistema deve se deslocar para o oceano e São Paulo.
Redação Guia São Miguel com informações da AEN e imagens da EPR.
#Castro #Tempestade #Granizo #DefesaCivil #CamposGerais #CBMPR #ForçaTarefa #Clima #Paraná #Simepar