São Miguel do Iguaçu vai realizar diversas ações de cuidado e prevenção à saúde mental alusivas ao ‘Setembro Amarelo’
31/08/2025 São Miguel do Iguaçu
Projeto do CAPS e Grupo Condutor de Saúde Mental leva ações de acolhimento e conscientização às escolas durante o Setembro Amarelo

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Grupo Condutor de Saúde Mental, realizará durante o mês de setembro, que é o mês de prevenção e combate ao suicídio, a ‘Oficina de Sentimentos’ nos colégios estaduais.

A iniciativa surge diante do aumento expressivo da demanda de adolescentes nos serviços de saúde mental do município, visando prevenir o surgimento de novos casos e incentivar os jovens a buscarem auxílio de forma segura.

No dia 01 de setembro, às 08h00, será realizada a abertura oficial da programação no Paço Municipal, seguindo logo após com uma caminhada pelas ruas do centro da cidade com distribuição de material gráfico e acolhimento.

“Quando falamos sobre sentimentos de forma aberta e clara, ajudamos a quebrar preconceitos e a construir um espaço seguro para que os jovens expressem o que sentem. Devemos estar atentos às mudanças de comportamentos dos nossos adolescentes, oferecer apoio emocional, ouvir sem julgar. Esse trabalho preventivo é fundamental para reduzir casos graves no futuro”, relatou o coordenador do CAPS, João Carlos Felisberto.

As ações serão desenvolvidas em ambiente escolar, local estratégico por concentrar grande parte da convivência diária dos adolescentes. Os encontros, com duração aproximada de 30 minutos por turma, abordarão de forma psicoeducativa as emoções básicas como alegria, tristeza, raiva, medo e nojo, e as emoções secundárias, como a ansiedade, reconhecida como um dos principais fatores de sofrimento psíquico nessa faixa etária.

A secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, destacou a importância da ação. “A saúde mental dos nossos adolescentes precisa ser prioridade. Com a Oficina de Sentimentos, vamos levar informação, acolhimento e ferramentas para que eles possam lidar melhor com suas emoções e buscar apoio sempre que necessário”, disse.

O projeto também contemplará oficinas sobre violência e bullying, enfatizando que um ambiente escolar saudável e livre de discriminação é fundamental para a estabilidade emocional e o pleno desenvolvimento dos adolescentes.

No dia 26 de setembro terá o evento de encerramento das ações na Rua Coberta Coberta Addy Cavalca. Das 08h00 às 11h00 e das 13h30 às 16h00 haverá serviços da saúde, assistência social, esporte, cultura, agência do trabalhador e muitos parceiros.

“Nosso compromisso é cuidar das pessoas em todas as fases da vida. Essas oficinas representam um investimento no futuro dos nossos jovens, pois um jovem saudável tem mais condições de aprender e construir uma sociedade melhor”, reforçou o prefeito Boaventura Motta.

Assessoria

 
MAIS NOTÍCIAS
    PARCEIROS