Após uma semana com temperaturas amenas e chuvas em praticamente todas as regiões, o Paraná se prepara para um fim de semana de forte calor e instabilidade.
De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o domingo (05) deve ser o dia mais quente do ano até agora, com máximas que podem atingir os 40°C em cidades do Noroeste, Norte Central e Norte Pioneiro.
O aquecimento intenso antecede a chegada de uma frente fria prevista para segunda-feira (06), que deve provocar mudanças bruscas no tempo, com aumento de nuvens e ocorrência de temporais, acompanhados de ventos fortes e até queda de granizo em algumas localidades.
Neste sábado (04), as chuvas tendem a ser isoladas, especialmente no período da tarde e noite, quando o aquecimento é mais acentuado. A Região Metropolitana de Curitiba, Centro-Sul e Sudeste concentram maior risco de tempestades localizadas.
Já no domingo, o predomínio do sol em todo o Estado favorece a rápida elevação dos termômetros: Curitiba pode registrar 32°C, enquanto o interior ultrapassa facilmente os 35°C.
Segundo o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, a combinação de calor e umidade cria condições favoráveis para temporais isolados. “A primavera tem essa característica: dias de forte aquecimento, seguidos de chuvas intensas e passageiras. Esse padrão deve se repetir ao longo do mês”, destacou.
A recomendação dos especialistas é redobrar os cuidados com hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes e ficar atento aos alertas de temporais emitidos pelos órgãos de monitoramento.
Redação Guia São Miguel com informações da AEN